Novo viaduto do BRT na Camucim ficará pronto em novembro
Reprodução: ACidade ON
Novo viaduto do BRT na Camucim ficará pronto em novembro

O novo viaduto do BRT (Bus Rapid Transit) na Avenida Camucim, na região do Jardim Marajó, em Campinas, ficará pronto em novembro, segundo a previsão da Prefeitura.

Anunciada na última semana, a obra começou na terça-feira (21), quando foi feito o içamento de cinco vigas que integrarão a ampliação do novo viaduto sobre a linha férrea.

Atualmente, o viaduto possui pista simples, sendo uma em cada sentido da via. Com a ampliação, serão quatro pistas, sendo duas por sentido.

Ainda segundo a Prefeitura, no centro da via ficarão duas pistas (uma por sentido) de pavimento rígido (concreto) para o tráfego dos ônibus. Nas áreas externas ficarão as duas pistas (uma por sentido) de pavimento flexível (asfalto), para a circulação dos demais veículos.

Na terça-feira, o trecho da Avenida Camucim teve bloqueio viário parcial para o içamento das vigas. No último dia 10 de maio ocorreu operação semelhante no local, com o içamento de seis vigas.

CORREDOR OURO VERDE

O viaduto faz parte do Corredor Ouro Verde do BRT. Após o lançamento das vigas, etapa que dura de 30 a 40 dias, será feito o encabeçamento dos viadutos - isto é, a obra vai ligar o pavimento da via à entrada e saída da construção. Depois, é feito o pavimento do viaduto.

Além disso, a secretaria de Infraestrutura tem ainda uma obra em uma ponte que passa sobre do rio Capivari e pavimentação de asfalto em torno do Terminal Ouro Verde. Essas obras devem, também, estar concluídas em novembro deste ano, segundo a pasta.

Já a finalização do Terminal Vida Nova e do Ouro Verde deve levar mais tempo, com previsão de até o meio do que vem. Também estão previstas no local duas estações intermediárias, na Rua Piracicaba e Avenida Camucim.

CORREDOR CAMPO GRANDE

No Corredor Campo Grande, há ainda duas obras consideradas grandes que deverão ser feitas. São dois viadutos, sendo um sobre a Avenida Transamazônica e outro, sobre a Rodovia dos Bandeirantes.

"Isso acabou ficando para o final, mas vamos iniciar nos próximos 60 dias. Acredito que em seis meses estará concluído. Terminando tudo isso, o BRT estará 100% concluído", afirmou o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.

Barreiro explicou ainda que desde dezembro de 2020 o sistema está 100% operacional, mas não está sendo usado porque a licitação dotransporte não foi finalizada.


ENTREGA DO BRT

Ainda de acordo com o secretário, o prazo para entrega de 100% das obras do BRT está mantido no final do primeiro semestre do ano que vem.

O prazo foi prorrogado em julho deste ano por mais 12 meses. A construção do BRT começou em 2017, durante o governo Jonas Donizette (PSB). A última previsão da Prefeitura era de conclusão ainda no primeiro semestre deste ano.

Barreiro explicou que a pandemia prejudicou o andamento das obras. "Trouxe muitas consequências. Tivemos equipes contaminadas que foram substituídas. Tivemos ainda escassez de material, como o alumínio. Algumas indústrias não tinham o material e não cumpriam os prazos. Foi uma sequência de problemas que nos afetou. Mas. apesar de tudo isso, a maior obra de Campinas estará concluída ano que vem", disse

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!