A Polícia Civil de Campinas, em uma operação com a empresa CPFL, prendeu na manhã desta quinta-feira (30) dois homens acusados de de furto de energia elétrica, conhecido como "gato".
De acordo com a empresa, a operação de hoje teve como alvo um mercado do bairro Gleba B. Foram presos o proprietário e um eletricista que estava refazendo a ligação irregular para o fornecimento de energia elétrica ao estabelecimento.
Ainda segundo a CPFL, o gato neste local já havia sido desfeito outras três vezes. Na manhã desta quinta, um novo corte foi realizado e, minutos depois, estava sendo refeito.
Por isso, a Polícia Civil realizou a prisão em flagrante e os dois homens foram conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia do município.
BALANÇO
A CPFL informou hoje ainda que, apenas em Campinas, foram identificadas 3.386 fraudes na ligação de energia elétrica no primeiro semestre de 2021, 5,7% a mais que no mesmo período do ano passado.
Entre os municípios com maior volume de fraudes e furtos identificados em todas as cidades atendidas pela CPFL Paulista, no primeiro semestre de 2021, Campinas está em primeiro lugar com 3.386 casos. Ribeirão Preto ocupa a segunda posição com 2.267 e Piracicaba fica em terceiro com 791 casos.
Leia Também
Já na região de Campinas, o município também lidera a lista com 3.386 fraudes encontradas e regularizadas, seguido por Piracicaba, com 791, e Hortolândia, com 520.
Em toda a área de atuação, foram 13.975 gatos de energia apenas no primeiro semestre de 2021.
REDUÇÃO DE PERDAS DE ENERGIA
A empresa explica que as regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Em junho de 2021, a perda de energia da concessionária, causada por fraudes e furtos, foi de 9,31% ante 9,4% no mesmo período do ano passado.
Dentro do combate contra fraudes e furtos, a CPFL Paulista realizou, no primeiro semestre de 2021, 51 ações de Segurança Patrimonial, registrou 1.145 boletins de ocorrência e 54 conduções de criminosos à delegacia.
DENÚNCIA
Clientes da CPFL Paulista podem contribuir - de forma sigilosa - para o combate às irregularidades por meio do aplicativo "CPFL Energia", disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo
site
, ou pelo e-mail [email protected].