Campanha de multivacinação em crianças e jovens começa hoje em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Campanha de multivacinação em crianças e jovens começa hoje em Campinas

A partir desta sexta-feira (1º), começa em Campinas a Campanha de Multivacinação, voltada para atualizar o esquema vacinal de crianças entre 0 e 15 anos, alcançando a meta de todas as vacinas recomendadas para as pessoas desta faixa etária.

Segundo a secretaria de Saúde de Campinas, a campanha vai até o dia 29 de outubro, e no Brasil, a ocorre em 45 mil postos de vacinação localizados em todas os estados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha vai disponibilizar 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

Em Campinas, a vacinação será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, nos 67 centros de saúde do município. Para receber a dose, é preciso levar documento de identificação com foto e, se tiver, a carteira de vacinação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Campinas, Valéria de Almeida, em razão da pandemia, muitas pessoas ficaram com atrasos nas vacinas e a campanha é uma oportunidade para fazer a atualização.

"A vacinação é uma das medidas mais eficazes para a prevenção, controle e erradicação de doenças", explica a coordenadora.

DESDE 2015

De acordo com o secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, a campanha deste ano é "mais relevante" porque o governo vem identificando, desde 2015, uma "tendência de queda nos índices de vacinação".

Segundo ele, essa queda tem, entre suas causas, o "desconhecimento sobre a importância da vacina, as fake news, os grupos antivacinas e o medo de eventos adversos".

COVID

As vacinas de covid-19 não estão incluídas na Campanha de Multivacinação e continuam sendo aplicadas na campanha específica contra o coronavírus, exclusivamente por agendamento.


Além disso, pessoas com covid-19 (suspeita ou confirmada) ou que foram expostas a casos suspeitos ou confirmados devem seguir as recomendações de isolamento e não comparecer às unidades de saúde.

Dia V

Já no sábado, dia 16 de outubro, será realizado o Dia V (Dia da Vacinação). Todos os centros de saúde estarão abertos, das 8h às 17h, para fazer a atualização da imunização. (Com informações da Agência Brasil)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!