Unicamp mantém aulas teóricas remotas e autoriza volta de atividades práticas.
Divulgação/Unicamp
Unicamp mantém aulas teóricas remotas e autoriza volta de atividades práticas.


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) publicou ontem (6) uma nova regulamentação sobre a retomada das atividades presenciais dos alunos. 

Segundo a resolução, as disciplinas teóricas poderão continuar em formato remoto até o fim do segundo semestre de 2021. Já as atividades práticas poderão voltar a acontecer de forma presencial.

A medida vale tanto para alunos de graduação como de pós-graduação, extensão e estudantes dos colégios técnicos. Até então, apenas cursos da área da saúde estavam autorizados a realizarem atividades práticas. 

O retorno das atividades no campus aconteceu no dia 13 de setembro, um ano e meio após as suspensão por conta da pandemia . A volta, no entanto, aconteceu somente para docentes e funcionários.

Leia Também

COMO VAI SER

Segundo a Unicamp, o retorno presencial dos alunos nesse momento não será obrigatório e vai acontecer em sistema de rodízio.

T odos os alunos, assim como os servidores, precisam estar completamente imunizados contra a covid-19 e só poderão frequentar a universidade 14 dias após terem completado o ciclo vacinal. 

Para comprovar a vacinação, será preciso inserir os dados no aplicativo e-DAC, na área de vacinação. Os alunos também terão de realizar testes de covid na própria universidade antes do retorno. 

Leia Também

Durante a volta, todos os estudantes de graduação e pós-graduação da universidade que estiverem em atividades presenciais nos campi deverão seguir medidas sanitárias, como uso de máscara durante todo o período e distanciamento de 1,5 metro.
A Unicamp ainda proíbe aglomeração e mantém afastadas alunas gestantes. 

Com a volta, o funcionamento do restaurante universitário, o chamado "bandejão", será das 10h30h até 14h para almoço e das 17h30 às 19h para jantar, sendo somente para entrega de refeições à área da saúde, a estudantes bolsistas e alunos em atividade presencial. 


PREVISÃO DE RETORNO GERAL

Durante a retomada no último mês, a Unicamp já tinha afirmado que as aulas presenciais recomeçariam somente após a imunização completa de todos os alunos. Segundo a instituição, a retomada completa das aulas presenciais está prevista apenas para o 1º semestre de 2022. 

Em Campinas, as universidades estão autorizadas a realizarem aulas com até 100% da capacidade dos alunos. Apesar da liberação, a reitoria classifica a questão logística como um dos empecilhos para uma liberação geral das atividades didáticas.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários