Aulas presenciais obrigatórias começam hoje na rede estadual de ensino.
Secretaria de Educação SP/Divulgação
Aulas presenciais obrigatórias começam hoje na rede estadual de ensino.


A retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais na rede estadual de ensino começou a valer a partir desta segunda-feira (18) em todo o Estado de São Paulo. 

Com a medida, parte das escolas estaduais de Campinas voltou a receber 100% os alunos . O retorno para todos poderá ser seguido pelas unidades que conseguirem garantir o distanciamento entre alunos. Já a partir do próximo mês, o distanciamento e o revezamento de turmas deixa de ser seguido (leia mais abaixo). 

O anúncio do retorno presencial foi feito na última quarta-feira (13) pelo governador João Doria (PSDB). Até então, por causa da pandemia, mesmo com a retomada do ensino presencial, a presença de alunos era facultativa. Com a mudança, apenas crianças e adolescentes com restrições médicas poderão ficar em casa e ter aula on-line.

A secretaria estadual de Educação ainda não informou quantas escolas da região de Campinas estão aptas para receber 100% dos alunos. 

Leia Também

REDE MUNICIPAL E PARTICULAR

Na rede municipal de Campinas, a volta às aulas presenciais será obrigatória para todos os alunos da rede pública municipal de ensino de Campinas a partir de 3 de novembro.

De hoje ao dia 29 de outubro, segundo a Prefeitura, as escolas vão passar por processo de preparação e adequação para poderem receber todos os alunos de forma presencial.

As escolas particulares também terão que seguir com a obrigatoriedade da presença dos alunos. No entanto, têm que seguir o prazo deliberado pelo CEE (Conselho Estadual da Educação). Em Campinas, alguns colégios particulares no entanto já começaram a adotar a medida, e receberam mais estudantes a partir de hoje.

Segundo o estado, a obrigação da presença vale para todo o ensino básico, que inclui alunos da educação infantil até estudantes do ensino médio. Durante o anúncio da medida o secretário de Educação do Estado citou que 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19.

EXCEÇÃO

Estudantes gestantes e puérperas, jovens com doenças prévias (comorbidades) a partir de 12 anos que não tenham completado o ciclo vacinal e menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco são exceções da obrigatoriedade, e poderão seguir com o ensino remoto.

DISTANCIAMENTO E REVEZAMENTO

Segundo o governo paulista, t odos os protocolos sanitários serão mantidos até o final de outubro, assim como o esquema de revezamento planejado por cada escola, de acordo com sua capacidade física.

A partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais.

A medida vai ampliar o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.

O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários permanece obrigatório para todos, assim como a utilização de álcool em gel nas escolas e equipamentos de proteção individual por parte de professores e demais funcionários.

Estudantes sintomáticos não devem ir à escola e casos suspeitos ou confirmados devem ser avisados.


EM CAMPINAS

Em Campinas, as aulas presenciais foram retomadas presencialmente em abril. Em julho, o secretário municipal de Educação afirmou ao ACidade ON que a adesão da presença de alunos das escolas municipais variava entre 20% a 25% .

Desde agosto, as escolas de Campinas podem funcionar com até 100% da capacidade, com distanciamento mínimo de 1 metro entre alunos. Na época, ao anunciar a ampliação na capacidade das escolas, no entanto, o secretário chegou a citar que enquanto a frequência não fosse obrigatória, a abstenção de alunos ainda seria grande.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!