Unicamp participa de criação de 1º manual de prevenção à osteoporose
Reprodução: ACidade ON
Unicamp participa de criação de 1º manual de prevenção à osteoporose

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) participaram do desenvolvimento do primeiro manual brasileiro de combate à osteoporose. A doença implica na perda de massa óssea e, raramente, apresenta outros sintomas antes de chegar a sua consequência mais grave: a fratura nos ossos.

Segundo uma das autoras do manual, a médica da Unicamp Adriana Orcesi, existe uma série de fatores que ajudam a reduzir as chances das pessoas adquirirem a doença ao longo da vida. Mas, é na infância que a atenção precisa ser maior, pois é o principal momento de desenvolvimento da resistência dos ossos. 

"O osso é um tecido dinâmico, que se renova todo dia. Tudo o que temos de cálcio, que da resistência óssea, ganhamos durante a puberdade, até os 18 anos," explicou Adriana. "É uma doença pediátrica, mas que vai se manifestar somente mais tarde, geralmente após os 50 anos", disse.

Ela informou que só no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose, mas apenas 20% sabem que possuem a doença. 

Por isso, o manual atua como um guia de linguagem prática e objetiva, pensado para a consulta rápida dos principais tópicos relativos à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento. 



Em Campinas, a moradora Julia Teixeira, tem uma filha de cinco anos e relata que está atenta à saúde da criança, principalmente na qualidade da alimentação.

"A gente sempre teve a regra de abrir menos pacote e descascar mais. Tudo o que dá para fazer em casa ao invés de comprar industrializado, a gente faz", relatou Julia.

"Quando que a gente conhece alguém que ficou doente e que mudou alimentação, você vê o quanto a alimentação é importante", finalizou.

PREVENÇÃO

A médica da Unicamp orienta ainda que há vários fatores relevantes para a prevenção, mas que existe uma mix entre exercício físico e alimentação específica para cada idade.

O guia prático, publicado pela editora científica Clannad, conta com 20 capítulos e tem como objetivo a prevenção e os temas relacionados às etapas do processo da doença, como diagnóstico e tratamento . A osteoporose causa aproximadamente 200 mil mortes por ano no país.

Para acessar o manual, clique aqui.

Leia Também

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!