Termina nesta sexta-feira (22) o cadastro de intenção de vagas para 2022 nas escolas de Educação Infantil
da rede municipal de Campinas. A inscrição, que inclui creches e pré-escolas municipais, é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula.
Os pais ou responsáveis podem fazer o cadastro pelo endereço eletrônico . Outra opção é procurar presencialmente uma escola de Educação Infantil da rede municipal.
Apesar de não ser uma garantia de vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 162 escolas municipais de Educação Infantil ou nas 44 entidades colaboradoras.
Segundo a secretaria de Educação, as vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade e mediante a essa classificação, que obedece a critérios como: inserção no Programa Bolsa Família, situação de vulnerabilidade, entre outros.
O cadastro é realizado anualmente. As crianças que completarem quatro anos até março de 2022 são obrigadas, por lei, a cursar a pré-escola. Segundo a Prefeitura, atualmente há perto de 43 mil crianças matriculadas na Educação Infantil, entre unidades próprias e entidades colaboradoras.
COMO FAZER
Leia Também
Para fazer o cadastro são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água), Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família.
Os alunos que já estão matriculados em uma escola da rede municipal não precisam fazer o cadastro, sendo que a rematrícula é automática.
As inscrições são destinadas às crianças que estão fora da escola e para as que optarem por transferências de outros estados ou unidades da rede particular.
MATRÍCULAS EM QUEDA
Vale lembrar que as creches voltaram ao ensino presencial em maio deste ano
. No mesmo mês, um levantamento da secretaria da Educação divulgado ao ACidadeON
mostrava que Campinas tinha 2,3 mil alunos a menos matriculados na Educação Infantil em comparação com 2019
, ano que antecedeu a pandemia. Naquele ano, a cidade teve 35.425 alunos de zero a cinco anos matriculados, número que passou para 35.006 em 2020 e caiu para 33.090 até maio deste ano.
Na época, a Educação informou ainda que a demanda não atendida (fila para vaga em creches) também diminuiu, passando de 6,5 mil alunos na fila de espera em 2019, para 5,1 no ano passado e 1,9 mil neste ano.
O número, no entanto, poderia estar defasado por causa da suspensão das aulas presenciais. Com o cadastro, a Educação vai poder agora atualizar o total de crianças que precisam de uma vaga.
"