O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou nova alta de 48,74% no total de carga movimentada, em toneladas, neste ano.
O resultado considera o acumulado dos primeiros nove meses de 2021, de janeiro a setembro, comparados ao mesmo período no ano passado.
Ao todo, foram embarcadas ou desembarcadas um total de 265.219 toneladas, ante 178.307 do ano passado. A alta representa um novo recorde para a companhia desde a concessão em 2013.
Segundo o Aeroporto, o levantamento informa que os resultados foram alavancados por altas nos setores de importação, exportação, remessas expressas (courier) e cargas nacionais (domésticas).
Dessa vez, o destaque foi para os segmentos de tecnologia, farmacêutico, químico, metalmecânico, vestuário, calçados, frutas, autopeças, automotivo, papelaria, cargas vivas, entre outros diversos produtos.
SETEMBRO
Para o mês de setembro deste ano, a alta alcançou a marca de 37,2% em relação a 2020. Foram 32.774 toneladas ante 23.896 toneladas, respectivamente. Já em 2019, o mês registrou 17.405 toneladas.
TECA
Segundo a companhia, o TECA (Terminal de Carga) de Viracopos é responsável por receber cerca de 40% do total de carga importada pelo Brasil via aérea.
No ano passado, o aeroporto foi credenciado como um terminal internacional a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica na América Latina, influenciando, em partes, a alta de carga registrada neste ano.