PF cumpriu mandados contra envolvidos em esquema de tráfico em Viracopos (Foto: Divulgação PF)
PF cumpriu mandados contra envolvidos em esquema de tráfico em Viracopos (Foto: Divulgação PF)


A Polícia Federal de Campinas deflagrou na manhã desta segunda-feira (25) uma nova operação para apuração de crimes de lavagem de dinheiro, praticados por investigados envolvidos em tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos. 

São cumpridos hoje sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Campinas, sendo cinco em Mato Grosso e dois em São Paulo.

A operação, denominada "Lavaggio II", se originou em decorrência de informações obtidas durante a "Operação Overload", deflagrada em outubro do ano passado . Quando deflagrada, a operação Overload prendeu policiais, servidores, e funcionários do aeroporto que teriam ligação com a quadrilha e viabilizavam o tráfico de cocaína em Viracopos, com destino ao continente europeu - principalmente pra a França.

Segundo a PF, a nova fase da operação Lavaggio tem por objetivo identificar os bens adquiridos com dinheiro vindo das atividades da organização criminosa , bem como outros envolvidos que tenham autorizado o uso de seus nomes para ocultá-los. 

INVESTIGADOS

A atual fase de investigação está centrada em um investigado e seus familiares, residentes no Mato Grosso, que são suspeitos de utilizar a logística de Viracopos para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa.

Segundo a PF, já foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos acusados, além da aquisição de joias, relógios e veículos de luxo, apartamentos e empreendimentos imobiliários em São Paulo e uma fazenda em Mato Grosso.

FASES DA OPERAÇÃO

Esse é o quarto desdobramento da Operação Overload e decorre do trabalho da Polícia Federal em descapitalizar as organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas.

O primeiro desdobramento se deu em 3 de dezembro, com a "Operação AKE" . O segundo se deu em fevereiro com a primeira fase da "Operação Lavaggio" e o terceiro se deu em julho, com a "Operação Airline".

Operação Overload (1ª fase)

Durante as investigações da Operação Overload constatou-se a existência de uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas operando a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, envolvendo empregados de empresas terceirizadas, de companhia aérea, integrantes das Forças de Segurança Pública e estrangeiros em solo europeu.

Na Operação Overload, 3 2 pessoas foram presas temporariamente e foram apreendidos veículos e dinheiro no valor aproximado de 3 milhões reais.

Da Operação AKE (2ª fase)

Leia Também

Em 3 de dezembro de 2020, no primeiro desdobramento da operação Overload, a Polícia Federal deu cumprimento a sete mandados de prisão preventiva expedidos contra os investigados que compunham parte da organização criminosa, estando estes presos até a presente data.



Da Operação Lavaggio I (3ª fase)

Em 10 de fevereiro deste ano, segundo desdobramento, durante as apurações da Operação Lavaggio, a Polícia Federal identificou na análise de material apreendido, ao menos, 20 (vinte) atos de lavagem relacionadas a um dos principais investigados, contabilizando alienações de veículos e compras de imóveis (apartamentos, casas, chácaras), o que foi feito envolvendo familiares do investigado cujas rendas eram incompatíveis com as transações, além de terceiros e pessoas jurídicas.

Na oportunidade, foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão e 7 ordens judiciais de bloqueio de imóveis (Campinas e Monte Mor), cujo valor aproximado ultrapassou 3 milhões de reais.

Da operação Airline (4ª fase)

Em 6 de julho, o terceiro desdobramento, a Polícia Federal centrou seu trabalho em cumprir 18 mandados de prisão preventiva dos envolvidos e 2 mandados de busca e apreensão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!