A aplicação será voltada na contratação de bolsistas e pós-doutorado, além da compra de reagentes e equipamentos.
Katlin Massirer /CQMED
A aplicação será voltada na contratação de bolsistas e pós-doutorado, além da compra de reagentes e equipamentos.


O CQMED (Centro de Química Medicinal) da Unicamp anunciou um acordo de cooperação com um consórcio internacional para descobrir novas moléculas de combate à tuberculose e a malária.

A parceria com o SDDC (Structure-guided Drug Discovery Coalition) vai gerar o investimento de R$ 2,3 milhões para o centro durante três anos.

O acordo do consórcio tem o financiamento total de R$ 27 milhões e envolve, além do CQMED, as Universidades de Chicago (EUA), Washington (EUA) e Dundee (Reino Unido).

A aplicação será voltada na contratação de bolsistas e pós-doutorado, além da compra de reagentes e equipamentos. O anúncio foi feito no dia 15 de outubro deste mês.

SDDC

O SDDC tem como objetivo combater a malária e a tuberculose a partir da estratégia de descoberta de drogas focada na estrutura tridimensional da proteína-alvo, que desempenham papel-chave no desenvolvimento da doença.

Além disso, o consórcio também colabora com dois outros projetos, como o MALDA (Malaria Drug Accelerator) e o TBDA (TB Drug Accelerator). Todas elas iniciativas financiadas pela Fundação Bill & Melinda Gates.


CQMED

O Centro de Química Medicinal da Unicamp é especializado nas fases iniciais de desenvolvimento de novas drogas e está credenciado como uma Unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação). Dessa forma, o centro desenvolveu uma plataforma de descoberta de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. 

O espaço fica localizado na Unicamp e é vinculado ao IB (Instituto de Biologia) e ao CBMEG (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética). Ele também integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia INCT, apoiado pelo CNPq, Capes, CNPq e Fapesp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!