O Grupo Hopi Hari,
responsável pelo parque de diversões de mesmo nome em Vinhedo, anunciou nesta segunda-feira (1º) um acordo de R$ 2,8 bilhões com um banco americano para "reestruturação, expansão e desenvolvimento"
do empreendimento.
Em nota oficial, o Hopi Hari anunciou o acordo de Nova York Whitehall & Company LLC. Agora, para concretizar o negócio, o grupo aguarda apenas aprovação da assembleia de credores, a ser realizada nesta quarta-feira, 3 de novembro.
O anúncio do acordo com o banco de Nova York ocorre após uma proposta de um grupo concorrente, que administraria o Beto Carrero World, parque de diversões no Sul do país
(leia mais abaixo).
RECUPERAÇÃO
O Hopi Hari está em recuperação judicial desde 2016 e chegou a ficar fechado por conta da crise financeira.
Sobre o acordo com o banco americano, o grupo disse que ele "trará maior tranquilidade financeira no cumprimento de seu plano de recuperação judicial e contemplará, ainda, o planejamento de novas atrações, ou seja, esse projeto não irá somente reestruturar as obrigações passadas com os credores, como também compreenderá a expansão das suas atrações, o desenvolvimento imobiliário dos seus terrenos, com novos lançamentos, e também o desenvolvimento de eventuais lançamento do Parque em outras regiões do Brasil ou, ainda, a aquisição de outras empresas do segmento".
Ainda de acordo com a nota, o Whitehall oferece investimentos diretos e administrados por investidores na América do Norte, América Latina e Caribe, e que possui experiência neste segmento, através do fundo Apollo Global Management´s, responsável pela administração e expansão do portfólio de hotéis e parques aquáticos Great Wolf Lodge.
GRUPO CONCORRENTE
O anúncio do acordo com o banco de Nova York ocorre após uma proposta de um grupo concorrente, que administraria o Beto Carrero World, parque de diversões no Sul do país.
No entanto, segundo o Hopi Hari, o grupo apresentou uma "proposta alternativa de plano de pagamento". Por serem concorrentes diretos, o parque de Vinhedo disse que houve "dúvidas quanto a sua verdadeira intenção com a apresentação desta proposta".
Além disso, o Hopi Hari disse que a proposta foi feita às vésperas da Assembleia Geral de Credores, o que para o parque foi uma tentativa de desestabilização.
"Conclui-se que uma proposta de última hora, formulada por quem não tem interesses transparentes, posto que são concorrentes, e, ainda, formulada sob condição, o que permite sua retirada a qualquer tempo, seja elemento para tumultuar o processo, e pior, a influenciar a decisão", disse o Hopi Hari.
O Beto Carrero foi procurado por telefone e e -mail para se posicionar sobre o caso, mas não retornou ainda o pedido da reportagem. Esta matéria será atualizada quando isso ocorrer.
NA PANDEMIA
Na pandemia de covid-19, o Hopi Hari chegou a ficar meses fechado, sendo reaberto com restrições no dia 19 de setembro do ano passado. O parque fica na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), no km 72, em Vinhedo.