Monumento
Celso de Menezes
Monumento "Memorial", em homenagem às pessoas que morreram de Covid-19.


Os cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias, em Campinas, inauguraram nesta sexta-feira (29) o monumento "Memorial", em homenagem às pessoas que morreram de covid-19 e foram sepultadas nos três locais ao longo da pandemia.

As esculturas em bronze ficam em pontos de destaque dos cemitérios e são de autoria do artista de Valinhos Santos Lopes, que já tem outras esculturas instaladas nos cemitérios e realizou uma exposição nos gramados em 2016.

"Para este tema nada fácil, tomei como ponto de partida na idealização e execução da escultura o alicerce que mantenho na minha forte crença de que a morte é apenas o acesso a uma outra etapa da nossa existência", diz Santos.

Desde março de 2020, a Comunidade Religiosa Santa Rita de Cassia, responsável pela administração dos espaços, contabilizou as mortes confirmadas e suspeitas de coronavírus. Ao todo, foram 1.252 sepultamentos.

Entre março de 2020 e dia 15 de outubro deste ano, foram realizados 295 funerais no Flamboyant confirmados para covid e 85 de casos considerados suspeitos. Neste período, no Aleias, foram 395 confirmações e 123 suspeitos.

Ainda de acordo com a administração, o Acácias teve 288 mortes confirmadas para coronavírus e 66 suspeitas. No total, portanto, 1.252 pessoas que faleceram vítimas da doença ou que tiveram casos suspeitos jazem nos três cemitérios.

"É uma forma de mantermos viva a memória dessas pessoas que descansam em paz em nossos campos santos", diz José de Vasconcelos Cunha, diretor administrativo da Comunidade.

Monumento
Celso de Menezes
Monumento "Memorial", em homenagem às pessoas que morreram de Covid-19.



MISSAS E CAMPANHA

Respeitando os protocolos da pandemia, a programação do Dia de Finados 2021 nos cemitérios administrados pela Comunidade Santa Rita terá missas e uma campanha solidária para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

No dia 2 de novembro, haverá duas missas na Capela de Todos os Santos, no Cemitério Flamboyant. A celebração das 8h30 será celebrada pelo Padre Carlos Nascimento, do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Depois, às 10h30, a celebração será feita pelo Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, o presidente da comunidade. Essa missa será transmitida ao vivo por meio do site e do Facebook .


Já na Capela do Cemitério das Acácias, haverá missa às 8h30, celebrada pelo Padre Carlos Roberto Marassato de Moraes, Pároco da Paróquia Santa Luzia, no Jardim dos Oliveiras. E às 10h30, pelo Cônego Cláudio Zaccaria Menegazzi, Pároco da Paróquia Santo Cura DArs.

Todas as pessoas que visitarem os cemitérios no feriado prolongado poderão levar 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será destinada à obra de caridade do Padre Carlos Nascimento, do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Castelo Branco, em Campinas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!