Rede municipal de Campinas volta às aulas obrigatórias presenciais hoje.
Eduardo Lopes/PMC
Rede municipal de Campinas volta às aulas obrigatórias presenciais hoje.


A rede municipal de Campinas retorna nesta segunda-feira (8) a volta às aulas obrigatórias presenciais. Segundo a secretaria de Educação, o retorno obrigatório ocorrerá de forma escalonada e será 100% presencial.

As primeiras turmas a voltarem de forma integral para as salas de aula serão as dos alunos do Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Agrupamento III (4 e 5 anos) e as dos cursos Técnicos e de Qualificação Profissional.

Além disso, de acordo com a pasta, o distanciamento de 1 metro entre os estudantes foi abolido. No entanto, continua a exigência do uso de máscaras e álcool em gel. No total, as 208 escolas administradas pela Prefeitura reúnem 67,2 mil alunos.

Nas redes privada particular, as aulas obrigatórias presenciais voltaram na última quarta-feira (3).

A PARTIR DO DIA 16

A partir de 16 de novembro, as escolas recebem todos os alunos do chamado agrupamento II, com idade entre 1,6 ano até 3 anos. E no dia 22 de novembro retomam todos os estudantes, que são as crianças com idade até 1,6 anos.

O sistema híbrido, com 50% das turmas em aula remota e revezamento a cada semana, será extinguido no dia 22 de novembro, quando todos os alunos devem voltar ao ensino presencial.

Não devem ir às escolas os alunos e profissionais com suspeitas ou os que testaram positivo para covid-19 ou com sintomas gripais.

Também estão isentos das aulas presenciais os estudantes menores de 12 anos que pertencem ao grupo de risco e os com idade maior de 12 anos que são do grupo de risco, mas que não completaram o ciclo vacinal.

CRECHES

A obrigação da presença nas aulas presenciais não é válida para as crianças em creches com idade inferior a 4 anos, conforme explicou o secretário de Educação em entrevista ao ACidade ON.



Além deles, podem continuar com ensino remoto menores de 12 anos que pertencem ao grupo de risco para a covid-19, adolescentes maiores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco que ainda não tenham completado o ciclo vacinal contra a covid-19, gestantes e puérperas e alunos que tenham prescrição médica por condições de fragilidade.

HISTÓRICO

A volta à "normalidade" acontece após 1 ano e 7 meses do início das restrições impostas pela pandemia. As aulas presenciais nas 208 escolas municipais foram retomadas de forma gradativa em abril deste ano. Na ocasião, o atendimento foi de até 35% da capacidade das unidades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!