A secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta terça-feira a terceira edição do Campinas Vacina Mais.
Entre 14h e 18h, equipes da secretaria estarão no Shopping Prado Boulevard para vacinar contra a covid-19, sem necessidade de agendamento, pessoas de todas as faixas etárias.
A ação será repetida também na quinta-feira (11). De acordo com a pasta, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, principalmente entre as pessoas com idades de 18 a 24 anos.
Nas próximas semanas, novas ações do gênero serão realizadas em outras regiões da cidade.
Serão aplicadas primeiras e segundas doses, assim como as doses adicionais. No caso das duas últimas, serão obedecidos os intervalos estabelecidos pelo Programa Estadual de Imunização (confira abaixo).
Todas as pessoas precisam levar CPF e comprovante de endereço.
Para receber a segunda dose ou dose adicional, é necessário apresentar o cartão de vacinação.
O Shopping Prado Boulevard fica na Avenida Washington Luiz, 2.480, no Parque Prado.
INTERVALO
- Vacina da Pfizer:
para receber a segunda dose da Pfizer é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias (três semanas) para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.
- Vacina Astrazeneca:
o intervalo entre as doses da vacina da Astrazeneca é de, no mínimo, oito semanas.
- Vacina CoronaVac:
o intervalo entre as doses da vacina CoronaVac é de quatro semanas.
- Dose adicional:
Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde (incluindo estudantes do ensino superior ou área técnica que fazem residência/estágio em hospitais, em unidades da Atenção Básica ou clínicas de saúde humana, ou ainda em laboratórios de saúde humana) precisam ter completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.
AGENDAMENTO
Independentemente do "Campinas Vacina Mais" no shopping, o agendamento para receber as vacinas contra covid-19 continua aberto.
A escolha do dia, horário e local pode ser feita no
site.
Os públicos contemplados são:
- primeira dose para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17, inclusive gestantes e puérperas das duas faixas etárias;
- dose adicional para idosos a partir de 60 anos que completaram a imunização há pelo menos seis meses;
- pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias e trabalhadores da área de saúde. Entre estes, incluem-se estudantes do ensino superior ou área técnica que fazem residência/estágio em hospitais ou unidades da Atenção Básica, em clínicas de saúde humana ou, ainda, em laboratórios de saúde humana.