Endocrinologia do HC da Unicamp é eleito um dos melhores do mundo
Reprodução: ACidade ON
Endocrinologia do HC da Unicamp é eleito um dos melhores do mundo

O serviço de endocrinologia do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas, foi reconhecido entre os 125 melhores do mundo, segundo a lista anual do The Worlds Best Specialized Hospitals 2022, da revista Newsweek.

A unidade de saúde está na 105ª colocação, a terceira melhor do Brasil, e aparece atrás dos serviços oferecidos nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês no ranking independente feito e divulgado pela publicação americana.

Para o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, as avaliações independentes mostram que as atividades realizadas pela equipe são de alto nível e servem também como motivação para todos os responsáveis.

"A busca por prêmios que reconheçam o trabalho feito no HC é de extrema importância para a motivação de todos, para o ensino, para a pesquisa e para a assistência de nossos pacientes", comemora o responsável pelo hospital.

ATENDIMENTO E PESQUISA

O serviço de endocrinologia do HC de Campinas atende cerca de 1 mil pacientes de média e alta complexidade por mês e mantém parcerias com áreas da unidade, da instituição e do município.

Entre elas, as de pediatria, ginecologia, anatomia patológica, radiologia, medicina nuclear, cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, neurocirurgia e o Centro Infantil Boldrini, especializado em câncer infantil.

A professora e chefe do serviço e da disciplina de endocrinologia da FCM (Faculdade de Ciências Médicas), Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, é uma das responsáveis pelo setor e detalha que atendimento abrange vários pacientes.

Entre os distúrbios e doenças, ela cita, por exemplo, a síndrome metabólica, o câncer de tireoide, os diabetes I e II e a obesidade. Mas são feitas também várias linhas de pesquisa em parceria com docentes e grupos da FCM e do HC.

"Somos um serviço enxuto. Nosso diferencial está nas parcerias e na multidisciplinaridade. Como a endocrinologia é uma especialidade abrangente e vasta, nossos serviços são colaborativos", esclarece a docente da Unicamp.

Além de Wittmann, o serviço de endocrinologia do HC conta com outros três docentes da FCM: Elizabeth João Pavin, Lígia Vera Montali da Assumpção e Marcos Antonio Tambascia.

Os médicos do serviço são Maria Cândida Parisi, Arnaldo Moura Neto e Walter José Minicucci e o professor aposentado colaborador Heraldo Mendes Garmes, além de oito médicos-residentes.

RESULTADO E REALIDADE

Para o endocrinopediatra Gil Guerra Júnior, o serviço de endocrinologia do HC só ficou atrás de unidades brasileiras privadas que têm forte investimento em tecnologia. Essa diferença, porém, é compensada com qualidade técnica. 

"Como somos um hospital escola dentro de uma universidade pública, nossos pacientes entendem como a gente se dedica, não só pela assistência, mas pelo ensino e a pesquisa, que são fundamentais na qualidade", destaca o médico.


O RANKING

O ranking dos Melhores Hospitais do Mundo e especialidades é publicado, anualmente, pela revista Newsweek. São dez categorias: Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria e Pneumologia.

As classificações são baseadas em recomendações de médicos, pesquisas de satisfação com pacientes e familiares e indicadores de desempenho. O trabalho é feito em parceria com a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!