Recorde de carga faz Viracopos projetar melhor ano desde 2013
Reprodução: ACidade ON
Recorde de carga faz Viracopos projetar melhor ano desde 2013

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou novo recorde no total de carga movimentada nos primeiros 10 meses de 2021. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 45,25%.

Leia Também

Os dados positivos indicam que o aeroporto teve os melhores dez meses para um ano desde o início da concessão, em 2013. Os resultados são atribuídos aos setores de importação, exportação, remessas expressas e cargas nacionais.

Entre os destaques e diversos produtos, segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, estão os segmentos de tecnologia, farmacêutico, químico, metalmecânico, vestuário, calçados, frutas e autopeças.

NÚMEROS

De janeiro a outubro, um total de 299.504 toneladas foram embarcadas ou desembarcadas no Teca (Terminal de Cargas). No mesmo período de 2020, 206.193 toneladas foram movimentadas ao todo.

Dentro desse indicador, todos os setores tiveram crescimento acima de 30%. O maior foi de carga nacional, com 77,85%. Em seguida, aparecem exportação, 43,94%, importação, com 32,46%, e remessas expressas, 23,42%.

"Em média, recebemos de 17 a 20 aviões de grande porte diariamente. É um movimento de praxe", diz o diretor de operações de Viracopos, Marcelo Mota, em entrevista ao ACidade ON Campinas.

EM OUTUBRO

O mês de outubro também apresentou resultados positivos. Com 34.285 toneladas de carga, o aeroporto teve 22,9% de alta em relação ao mesmo mês do ano passado , quando 27.886 toneladas foram movimentadas.

Em outubro de 2019, segundo o balanço, foram 19.058 toneladas. Com isso, a administradora do aeroporto afirma que outubro de 2021 representou o melhor resultado para um mês desde o início da concessão, em 2013.

Ainda assim, na comparação dos 10 primeiros meses do ano passado (antes da pandemia) e do mesmo período de 2021, houve uma redução de 2% no valor da carga importada.

TERMINAL DE CARGA

Ainda de acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, o Terminal de Carga de Viracopos é responsável por receber cerca de 40% do total de carga importada pelo Brasil via aérea.

Em 2020, Viracopos conquistou um certificado internacional que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

A certificação global Ceiv Pharma (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela Iata (International Air Transport Association), o terminal passou a ser reconhecido como operador global de produtos farmacêuticos.



VACINAS

Ao longo de 10 meses de 2021, o Terminal de Carga de Viracopos recebeu milhões de vacinas contra a covid-19. Em alguns momentos, o aeroporto chegou a registrar uma série de voos diários.

Até o final deste ano, o aeroporto será a porta de entrada de pelo menos 200 milhões de doses de vacinas ComiRNAty contra a covid-19, produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários