Cidade de Campinas.
Luiz Granzotto/PMC
Cidade de Campinas.


Campinas é a 9ª cidade mais competitiva do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, do CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e o Sebrae.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (22), c inco dos dez municípios mais competitivos do país são do estado de São Paulo, com destaque para Barueri e São Caetano do Sul, que se mantiveram no primeiro e segundo lugares, respectivamente.

A capital paulista, por sua vez, segue entre os cinco municípios mais competitivos do país, mas perdeu uma colocação e passou para o 4ª lugar no ranking, sendo atualmente a segunda capital mais bem colocada no levantamento (a primeira é Florianópolis, que ficou com o 3º lugar).

Completam a lista das cidades paulistas no top 10 do ranking os municípios de Santana de Parnaíba (7ª colocação) e Campinas (9ª colocação).

ANO PASSADO

No ano passado seis cidades paulistas tinham ficado no top 10, das quais duas perderam posições neste ano: Santos (11ª) e Indaiatuba (22ª).

Por outro lado, Santana de Parnaíba, que estava na 14ª colocação ano passado, alcançou a 7ª posição na edição de 2021.

O RANKING

O Ranking de Competitividades dos Municípios é realizado pela segunda vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e o SEBRAE.

O levantamento apresenta os resultados detalhados de 411 municípios do País com mais de 80 mil habitantes.



O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras:

- Sustentabilidade Fiscal

- Funcionamento da Máquina Pública

- Acesso à Saúde

- Meio Ambiente

- Qualidade da Saúde

- Acesso à Educação

- Qualidade da Educação

- Segurança

- Saneamento e Meio Ambiente

- Inserção Econômica

- Inovação e Dinamismo Econômico

- Capital Humano

- Telecomunicações

O CLP

Já o CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!