A partir desta quarta-feira (24), a ação "Campinas Vacina Mais" imuniza moradores sem a necessidade de agendamento em dois pontos da cidade.
O primeiro é no Centro de Saúde Pedro de Aquino, conhecido como CS do Balão do Laranja, no Jardim Campos Elíseos.
No local, a ação será realizada até sexta-feira pela secretaria Municipal de Saúde. Já o segundo ponto de vacinação da iniciativa é no Shopping Parque das Bandeiras.
No centro de compras a imunização ocorre até o próximo sábado, 27. De acordo com a pasta, pessoas de todas as faixas etárias, que preencham os requisitos, poderão se vacinar sem agendamento nestes dois locais.
ADOLESCENTES E JOVENS
O objetivo das ações do "Campinas Vacina Mais" é aumentar a cobertura vacinal, principalmente nos adolescentes e nos adultos entre 18 e 24 anos.
Novos locais para vacinação sem agendamento serão anunciados nos próximos dias pela Prefeitura.
O programa aplica primeiras e segundas doses, assim como as doses adicionais. No caso das duas últimas, são respeitados os intervalos estabelecidos pelo Programa Estadual de Imunização (confira abaixo).
DOCUMENTOS
Todas as pessoas precisam levar CPF e comprovante de endereço.
No caso de segunda dose ou dose adicional, é necessário apresentar o cartão de vacinação.
ENDEREÇO
No Centro de Saúde Pedro de Aquino, a aplicação das vacinas ocorrerá de quarta a sexta-feira, das 13h às 17h. O CS está localizado na Avenida Paulo Provenza Sobrinho, nº 35, no Jardim Campos Elíseos.
Já no Shopping Parque das Bandeiras, o atendimento é das 15h às 19h, de quarta a sexta-feira, 24 a 26 de novembro, e das 10h às 17h no sábado, dia 27.
O ponto de vacinação está instalado na parte interna do shopping, próximo ao pátio do Papai Noel. O Shopping Parque das Bandeiras fica na Av. John Boyd Dunlop, nº 3.900, no Jardim Ipaussurama.
Serão disponibilizadas, em média, 300 doses de vacinas ao dia em cada local.
Desde a primeira ação do "Campinas Vacina Mais", em 23 de outubro, até ontem, 22 de novembro, foram aplicadas 9.321 doses pelo programa, para os públicos contemplados.
INTERVALO
Vacina da Pfizer
para receber a segunda dose da Pfizer, é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias (três semanas) para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.
Vacina Astrazeneca
o intervalo entre as doses da vacina da Astrazeneca é de, no mínimo, oito semanas.
Vacina CoronaVac
o intervalo entre as doses da vacina CoronaVac é de quatro semanas.
Dose adicional
Pessoas a partir de 18 anos precisam ter completado o esquema vacinal há, no mínimo, cinco meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.
AGENDAMENTO
Independentemente das edições do "Campinas Vacina Mais", o agendamento para receber as vacinas contra covid-19 continua aberto.
A escolha do dia, horário e local pode ser feita no
site.
ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade com o agendamento por esses canais podem procurar o Centro de Saúde mais próximo de sua residência.
QUEM PODE TOMAR:
Os públicos contemplados são:
- primeira dose para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17, inclusive gestantes e puérperas das duas faixas etárias;
- dose adicional para pessoas a partir de 18 anos que completaram a imunização há, pelo menos, cinco meses, e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias.