Campinas faz ação de vacinação em escola estadual nesta quinta-feira
Reprodução: ACidade ON
Campinas faz ação de vacinação em escola estadual nesta quinta-feira



A secretaria de Saúde de Campinas, realiza nesta quinta-feira (2) mais uma ação parte da campanha "Campinas Vacina Mais".  Profissionais do Centro de Saúde Tancredo Neves farão a vacinação dos alunos e trabalhadores da Escola Estadual "Maria Julieta de Godoi", na Vila Maria Eugênia. A imunização será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada depois que um levantamento do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) apontou que cerca de 23 mil alunos da rede estadual, com idade a partir de 12 anos, estão sem a primeira dose da vacina. Em relação à segunda dose, são cerca de 14 mil com a imunização incompleta.

Ainda de acordo com a Saúde, até o fim de semana a cobertura vacinal de primeira dose dos adolescentes entre 12 e 14 anos estava em 65,5%. Já entre jovens de 15 a 17 anos, a cobertura é de 67,7%. Em relação à população adulta, a cobertura vacinal com uma dose é de 94% e completa é de cerca de 92%.

CAMPANHA

A ação visa imunizar pessoas de todas as faixas etárias sem agendamento, com objetivo de vacinar pessoas que ainda não receberam nenhuma dose ou ainda não completaram o esquema vacinal.

Durante todo o último final de semana foram aplicadas 2.493 doses da vacina em oito pontos de imunização em Campinas. Desde o início das ações de vacinação sem agendamento, em 23 de outubro, foram aplicadas 13.408 doses.

A vacinação contra covid-19 nas escolas estaduais de Campinas para ampliar a cobertura vacinal de adolescentes e jovens adultos iniciou no último dia 26 de novembro . Segundo a Prefeitura, cada centro de saúde fica responsável pela imunização das comunidades escolares das suas áreas de abrangência.

O calendário é organizado de acordo com a disponibilidade dos estabelecimentos de Educação e de Saúde. Segundo a Prefeitura, os alunos das escolas que receberão a vacinação sem agendamento estão sendo avisados com pelo menos um dia de antecedência. Os menores de idade devem levar a autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

O QUE PRECISA

Os menores de idade devem levar RG e/ou CPF e autorização assinada pelos pais ou responsável. Os adultos devem apenas levar o documento de identificação. No caso de segunda dose ou dose adicional é preciso levar, também, a carteira de vacinação.

INTERVALOS

Vacina da Pfizer para receber a segunda dose da Pfizer é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias (três semanas) para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.

Vacina Astrazeneca o intervalo entre as doses da vacina da Astrazeneca é de, no mínimo, oito semanas.

Vacina CoronaVac o intervalo entre as doses da vacina CoronaVac é de quatro semanas.

Dose adicional Pessoas a partir de 18 anos precisam ter completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.



AGENDAMENTO

Independente do "Campinas Vacina Mais", o agendamento para receber as vacinas contra covid-19 continua aberto.

A escolha do dia, horário e local pode ser feita no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Se houver dificuldade com o agendamento, é possível procurar o Centro de Saúde mais próximo da residência para fazer a marcação da dose pessoalmente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!