Final de ano: bares e restaurantes esperam aumento de 80%.
Divulgação/Abrasel
Final de ano: bares e restaurantes esperam aumento de 80%.


As vendas em bares e restaurantes na região de Campinas devem crescer 80% no final deste ano, se comparado com o mesmo período de antes da pandemia, ou seja, 2019. A estimativa é da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) que não considera o ano de 2020 já que o setor sofria os efeitos do arrefecimento da pandemia de covid-19. 

Segundo a entidade, o mês de dezembro costuma ser um dos melhores em vendas para bares e restaurantes em razão das festas e confraternizações de final de ano e sem as restrições de capacidade e horário de atendimento, o movimento no setor já está intenso.

Ainda de acordo a Abrasel, a procura por reservas para as festas de grupos e empresas está sendo positiva.

"Bares e restaurantes associados estimam que o movimento de 2021 deve ser de 80% em relação ao último final de ano antes da pandemia", disse o presidente da entidade, Matheus Mason. "Apesar da recuperação positiva, existem fatores que impedem a retomada de 100%, como a queda do poder aquisitivo dos clientes e o receio de como vai ficar a economia em 2022", justifica.  

RECUPERAÇÃO

Leia Também

Mason ressaltou que em 2019 o setor vinha em uma forte recuperação, quando as festas de confraternizações na região registraram um crescimento de 35% sobre 2018. "O impacto da crise foi muito grande para o setor, que começa a dar sinais de recuperação", disse.

PREPARADOS

Diversos restaurantes já sentem os impactos da retomada neste final de ano. É o caso do Benedito Restaurante, onde as reservas já realizadas para 2021 estão iguais as de 2019.  

"Estamos sentindo um movimento bastante positivo desde o final de novembro, com reservas para todos os dias", afirmou o sócio do estabelecimento, Mauro Mason.  

Quem também está entusiasmado é o proprietário do Rancho Colonial Grill, Sérgio de Simoni. "Tanto a procura por informações como reservas consolidadas tem sido alta", disse.  

"Estou vendo que a procura neste ano está até um pouco melhor do que em 2019, quando já vínhamos de uma crise com aumento das proteínas, que acabou prejudicando o setor como um todo", conta.  



No Vila Paraíso Restaurante, a procura também está intensa e com forte crescimento. Segundo a Gerente de Marketing Fernanda Barreira não há mais data para reservas até o final do ano.

"Também estamos tendo grande procura no Quinta do Vila, um espaço aberto, no meio da natureza, especialmente por grupos de empresas e para festas de formaturas", disse Fernanda.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários