Unicamp faz parceria com Ufscar para Vestibular Indígena 2022.
Divulgação/Unicamp
Unicamp faz parceria com Ufscar para Vestibular Indígena 2022.


Leia Também

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou nesta segunda-feira (13) que firmou uma parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e unificou a seleção para ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades, a partir de 2022.

Desta forma, tanto as inscrições como a prova serão realizadas de forma conjunta , já a organização permanece de responsabilidade da Comvest (Comissão de Vestibulares da Unicamp).

As inscrições para o Vestibular Indígena são gratuitas e foram abertas hoje . O cadastro pode ser feito exclusivamente no site da Comvest , até o dia 20 de janeiro de 2022. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade.

Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições, bem como o calendário completo do processo.

Na UFSCar, essa será a 15ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a quarta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da universidade.

COMO FUNCIONA

Os candidatos devem comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.

Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

A PROVA


A prova será aplicada em Campinas e mais seis cidades, sendo elas: Bauru (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 13 de março de 2022 (seguindo o horário local).



A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação.

O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, deverão realizar também a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 25 de janeiro a 8 de fevereiro, pela página da Comvest na internet. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!