A Ilum tem objetivo de formar profissionais das áreas científicas e tecnológicas.
Divulgação/ CNPEM
A Ilum tem objetivo de formar profissionais das áreas científicas e tecnológicas.


Os estudantes que pretendem se candidatar a uma vaga no curso de ensino superior da Ilum Escola de Ciência têm até hoje (15) para acessar e preencher o formulário de inscrição.

Ao todo, são oferecidas 40 vagas. As aulas para a primeira turma estão previstas para começar em março de 2022.A escola fica na bairro Fazenda Santa Cândida, tem por objetivo formar profissionais das áreas científicas e tecnológicas. 

O curso, com três anos de duração em período integral, será gratuito e pelo menos metade das vagas será destinada à estudantes vindos da escola pública. Os alunos aprovados terão moradia, alimentação e transporte custeados pela escola, e um computador pessoal para uso durante os três anos de formação.

A Ilum é gratuita e foi lançada este ano pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), uma das mais completas infraestruturas de pesquisa do Brasil, onde está instalado o acelerador de partículas Sirius. 

O curso superior tem a nota máxima do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e vai formar em três anos futuros cientistas, pesquisadores e especialistas em ciências de dados, aprendizado de máquinas, entre outros campos do conhecimento científico. São oferecidas 40 vagas para a primeira turma da escola, com aulas em período integral. 

COMO SE INSCREVER

As inscrições são gratuitas e, para se candidatar, os interessados devem acessar o formulário no site da escola . Além de informar dados pessoais, número de inscrição e ano do Enem , o candidato deverá escrever um texto com até 3 mil caracteres contando por que quer fazer um curso superior de ciência e tecnologia, e estudar na Ilum.

Leia Também

"Essa manifestação de interesse é um item muito importante do nosso processo de seleção. Nossa intenção é atrair jovens que possam desenvolver na Ilum o seu potencial para a ciência, que tenham ideias próprias, sejam curiosos, que queiram se debruçar sobre problemas e encontrar soluções por meio da pesquisa, aplicando o conhecimento de várias áreas de forma integrada", afirma Adalberto Fazzio, diretor da Ilum. 


Os alunos da Ilum serão selecionados a partir da avaliação dessa manifestação de interesse por uma comissão da escola, da classificação pelas notas do Enem e de entrevista individual, que será feita de forma remota.

RESERVA E AUXÍLIO

Pelo menos metade destas vagas será reservada a estudantes que cursaram escolas públicas e a intenção é atrair candidatos de todo o Brasil, dando oportunidade para que todos possam se dedicar integralmente à sua formação. 

Para isso, a escola oferecerá aos aprovados, gratuitamente, moradia, alimentação, transporte e um computador pessoal de última geração para usarem durante todo o período do curso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!