Hospital Mário Gatti.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Hospital Mário Gatti.

Após implantar sete leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica e prever mais três nos próximos dias, Campinas também anunciou que vai reconverter em janeiro 10 leitos de UTI Covid de adultos do Hospital Ouro Verde para conseguir atender as crianças com doenças respiratórias graves.

A medida foi divulgada no final da tarde desta quinta-feira (16) e deve ser tomada em 15 de janeiro. Com isso, segundo a secretaria municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti, o município terá, ao todo, 30 vagas deste tipo disponíveis. O total é três vezes maior do que a capacidade disponível atualmente na cidade.

"Essa reestruturação é necessária diante do aumento das doenças respiratórias em crianças. Estamos com muita dificuldade para garantir UTI para elas. Os nossos 10 leitos de terapia intensiva pediátrica permanecem lotados desde o início do mês, em sua grande maioria, por crianças com idades abaixo de um ano e meio", reconheceu o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Apesar da ampliação gradativa de vagas, saltando de 10 para 30 em um mês, a pasta de Saúde também diz estar em contato com hospitais privados para a compra de leitos. A medida deve seguir o foi feito no pico da pandemia de covid.

Além disso, o município também vai disponibilizar mais antivirais e exames de antígeno (testes rápidos de covid-19) para uso nos atendimentos diários.

EM NÚMEROS

As internações de crianças por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em UTIs e enfermarias no SUS Municipal neste ano já superam em quase três vezes as registradas em 2020, considerando que os dados estão computados até o dia 14 de dezembro. Foram 486 internações no ano passado e 1.030 em 2021.



Somente nas duas primeiras semanas deste mês, o número de internações já é duas vezes maior do que o total registrado nos 30 dias de dezembro de 2020.

COVID-19

Com as mudanças, a partir de janeiro a Rede Mário Gatti vai centralizar as internações de covid-19 em UTIs na Unidade Hospitalar Mário Gatti-Amoreiras (antigo Metropolitano). No local, são 15 leitos de terapia intensiva e 25 de enfermaria. O Hospital Ouro Verde manterá os 10 leitos da enfermaria covid.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!