Com o alerta da Defesa Civil Estadual para chuvas fortes a partir dessa quarta-feira (5) até sábado (8), a Prefeitura de Campinas está monitorando 26 áreas de risco.
Os locais foram mapeados pelo Serviço Geológico Federal e classificados como alto risco de deslizamento e inundações.
Segundo a Defesa Civil Municipal, que está realizando a Operação Verão neste mês, o monitoramento ocorre 24 horas por dia, por meio de uma equipe de 29 servidores que se revezam para atender as ocorrências.
"O monitoramento é feito em plantões, 24 horas por dia. Emitimos SMS para a população e atendemos as ocorrências", disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Uma dessas áreas é o Jardim do Lago Continuação, que está com risco de desabamento em uma área.
Em dezembro, duas casas foram demolidas após as fortes chuvas registradas no mês. Agora, de acordo com a Prefeitura, mais três famílias que têm casas na viela do bairro podem passar pela mesma situação nesta semana.
De acordo com Furtado, o mês de janeiro tem como característica ser o mais chuvoso do ano, e, por isso, são esperadas ocorrências relevantes. Além do monitoramento de Campinas, o órgão estadual também atua emitindo alertas para todas as cidades paulistas.
"Recomendamos o cadastro no telefone no SMS 4099 (veja como fazer abaixo). Ainda mais neste período que chove a qualquer hora e com este alerta que vigora até sábado. Além disso, com essas chuvas recorrentes, não precisa ventar muito, porque o solo está já encharcado, o que pode representar um potencial de risco mais alto", disse ele.
Com isso, as orientações são evitar estacionar carros debaixo de vegetação e também ficar atento a risco de queda de muros e paredes - justamente por conta desse encharcamento do solo.
O ALERTA
Por conta das chuvas dos próximos dias, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um Aviso de Risco Meteorológico válido entre o período de quarta-feira (5) e sábado (8).
Essas precipitações ocorrerão com intensidade forte e serão seguidas por raios, vento e até mesmo queda de granizo em pontos mais isolado, além dos acumulados expressivos.
Como o solo já está bem encharcado devido as chuvas dos últimos dias, o órgão recomenda que tanto os munícipes quanto os municípios, mantenham atenção às áreas mais vulneráveis, uma vez que o risco para transtornos permanece bem elevado.
ÁREAS DE RISCO DE CAMPINAS
- Vale das Garças - Vila Holândia;
- Jardim Santa Mônica, Jardim São Marcos e Jardim Campineiro;
- Jardim Ipaussurama;
- Jardim Rossin e Jardim Florence II;
- Jardim Florence I;
- Jardim Campo Grande;
- Sousas (Rua Quinze de Novembro "Beco do Mokarzel");
- Jardim Novo Flamboyant "Buraco do Sapo";
- Jardim Novo Flamboyant;
- Jardim Itatiaia, Jardim São Fernando e Jardim Baronesa;
- Jardim Andorinhas;
- Jardim Tamoio (Rua Salomão Abud)
- Parque Oziel;
- Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago I e Jardim das Bandeiras II;
- Jardim Irmãos Sigrist;
- Jardim Santo Antônio (Rua Martinica);
- Parque Universitário (Avenida Aglaia);
- Jardim Campos Elíseos.
COMO SE CADASTRAR
Para se cadastrar no SMS da Defesa Civil de Campinas, a pessoa pode mandar uma mensagem de texto para o número 40199 colocando o CEP no assunto.
Vale ressaltar que a pessoa deverá mandar um SMS para cada CEP que deseja cadastrar.
Com isso, o cidadão passará a receber os avisos assim que a Defesa Civil detectar uma situação de risco que está dentro da área do CEP indicado.