Vacinação de animais em Campinas.
Divulgação/PMC
Vacinação de animais em Campinas.


Você sabia que Campinas possui um agendamento para vacinar cães e gatos de forma gratuita contra a raiva? Segundo a secretaria de Saúde municipal, os animais devem ter no mínimo três meses de idade e a vacina deve ser reaplicada a cada 12 meses.

Em Campinas, a vacinação antirrábica é obrigatória por lei municipal, a de nº 15.449, de 2017.

COMO AGENDAR

O posto fixo de vacinação é na Vigilância de Zoonoses, na Rua. Dr. César Paranhos de Godoy, 333, Jardim Chapadão.

Os telefones são: (19) 2515-7047 ou (19) 3245-1219.

O VÍRUS DA RAIVA

De acordo com a Administração, o vírus da raiva continua circulando no município de Campinas, inclusive nas áreas urbanas, sendo encontrando principalmente em espécies de morcegos que se alimentam de insetos ou frutos.

A maioria dos morcegos está saudável e não transmite a raiva, porém alguns podem se infectar com o vírus, adoecer e transmitir a doença ao ser humano ou aos animais de estimação.

MORCEGOS

Segundo a veterinária da Visa Norte Tosca de Lucca, em caso de encontrar morcegos mortos ou com comportamento estranho, a Unidade de Vigilância em Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fora destes horários, o plantão da UVZ pode ser acionado por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199.

É considerado comportamento estranho o morcego que voa durante o dia, que fica pendurado em locais com a incidência direta de luz solar, que fique dentro de residências ou caído no chão.

A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego (vivo ou morto). Por serem animais silvestres de extrema importância para o meio ambiente, matar um morcego é considerado crime ambiental.



CASOS

A raiva é uma doença letal em praticamente 100% dos casos, inclusive nos humanos. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.

Entre 2014 e 2016, o município registrou três casos de raivas em animais domésticos (dois gatos 2014 e 2016 - e um cão - 2015), que foram infectados por morcegos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!