Você sabia que Campinas possui um agendamento para vacinar cães e gatos de forma gratuita contra a raiva?
Segundo a secretaria de Saúde municipal, os animais devem ter no mínimo três meses de idade e a vacina deve ser reaplicada a cada 12 meses.
Em Campinas, a vacinação antirrábica é obrigatória por lei municipal, a de nº 15.449, de 2017.
COMO AGENDAR
O posto fixo de vacinação é na Vigilância de Zoonoses, na Rua. Dr. César Paranhos de Godoy, 333, Jardim Chapadão.
Os telefones são: (19) 2515-7047 ou (19) 3245-1219.
O VÍRUS DA RAIVA
De acordo com a Administração, o vírus da raiva continua circulando no município de Campinas, inclusive nas áreas urbanas,
sendo encontrando principalmente em espécies de morcegos que se alimentam de insetos ou frutos.
A maioria dos morcegos está saudável e não transmite a raiva, porém alguns podem se infectar com o vírus, adoecer e transmitir a doença ao ser humano ou aos animais de estimação.
MORCEGOS
Segundo a veterinária da Visa Norte Tosca de Lucca, em caso de encontrar morcegos mortos ou com comportamento estranho, a Unidade de Vigilância em Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fora destes horários, o plantão da UVZ pode ser acionado por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199.
É considerado comportamento estranho o morcego que voa durante o dia, que fica pendurado em locais com a incidência direta de luz solar, que fique dentro de residências ou caído no chão.
A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego (vivo ou morto). Por serem animais silvestres de extrema importância para o meio ambiente, matar um morcego é considerado crime ambiental.
CASOS
A raiva é uma doença letal em praticamente 100% dos casos, inclusive nos humanos. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.
Entre 2014 e 2016, o município registrou três casos de raivas em animais domésticos (dois gatos 2014 e 2016 - e um cão - 2015), que foram infectados por morcegos.