Registro da UPA São José, em Campinas.
Wagner Souza
Registro da UPA São José, em Campinas.

Pacientes registraram lotação em diversos hospitais públicos e privados de Campinas nesta segunda-feira (3) e reclamaram da demora nos atendimentos. Segundo a Prefeitura, a alta de atendimentos está cinco vezes maior do que o normal nesse período. 

Em vídeos enviados pelos pacientes, é possível ver uma grande aglomeração de pessoas esperando em pé e outras até mesmo deitadas no chão das unidades de saúde.

Entre os registros, a UPA (Unidades de Pronto Atendimento) do Campo Grande foi uma das unidades que tiveram pacientes esperando no chão. Na UPA São José, sem condições de esperar na parte interna, uma mulher chegou a deitar na calçada do lado de fora do hospital.

A superlotação se repetiu em outros locais, como no Hospital Mario Gatti, onde muitos pacientes tiveram que esperar por atendimento do lado de fora, sem lugar para sentar.

A alta demanda de atendimentos também atingiu os hospitais privados. No Hospital Renascença, no Jardim Guanabara, os pacientes reclamaram da lotação e da falta de profissionais disponíveis.

VEJA VÍDEO



O QUE DIZ A PREFEITURA

De acordo com a Prefeitura de Campinas, as unidades de urgência e emergência estão passando por um movimento intenso nos últimos dias devido a uma epidemia de gripe fora de época. Segundo a administração, a alta de atendimentos está cinco vezes maior do que o normal nesse período. 

Com isso, a prefeitura afirmou que já está remanejando médicos para reforçar o atendimento e passou a pagar um adicional para os plantonistas.



EPIDEMIA GRIPAL

A superlotação de pacientes também foi registrada em Paulínia, com filas de pessoas aguardando atendimento.

Segundo a Prefeitura, o Hospital Municipal também teve um aumento significativo na procura por atendimento nas últimas semanas atribuído a um surto de gripe na região. Apenas nesta segunda-feira, foram quase mil atendimentos .

O município afirmou que também ampliou o quadro de profissionais e que, a partir desta terça-feira (4), começará a funcionar um posto avançado de atendimento para pacientes com gripe na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro. 

(*Com informações de EPTV Campinas)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!