Diversos pontos da cidade serão percorridos pelo serviço.
Eduardo Lopes/PMC
Diversos pontos da cidade serão percorridos pelo serviço.


A secretaria de Saúde de Campinas iniciou ontem (10) a aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo moradores em situação de rua.

A ação, que é feita por meio do Consultório na Rua do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, prevê aplicar cerca de 1.900 doses adicionais, além de fazer complementação da situação vacinal de quem não tomou a primeira ou a segunda . A ação também é realizada pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campinas.

No primeiro dia de trabalho foram vacinadas 25 pessoas, sendo 23 com doses adicionais, uma com primeira dose e outra com segunda, nos abrigos Antonio Fernando e Nossa Casa. 

A previsão é terminar a aplicação das doses até o final da próxima semana, abrangendo abrigos de Campinas e pontos percorridos pela equipe do serviço. Nesta terça-feira, dia 11, a ação ocorrerá na Casa Efraim, em ruas do bairro Taquaral e região da Avenida Norte-Sul. Outros abrigos do município também serão atendidos até esta sexta-feira, dia 14.  

Entre os pontos que ainda serão contemplados estão o Largo do Pará, Catedral (aplicação de doses no Centro Pop) Terminal Metropolitano, Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samin), Casa da Cidadania e também próximo à Estação Cultura. A vacinação ocorre sempre durante o dia, de segunda a sexta-feira, e inclui pessoas em situação de rua e profissionais do sexo.  

Leia Também

O objetivo da ação, segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Alcyone Apolinário Januzzi, é atender às pessoas em situação de vulnerabilidade, que têm dificuldade para realizar o agendamento ou se direcionar até um local de vacinação, garantindo também a imunização completa a elas . " 

É uma estratégia que foi adotada em 2021, para aplicação da dose única e que, agora, também está sendo aplicada para levar a dose adicional a essa população, além de atender aqueles que ainda não haviam tomado a primeira ou a segunda dose".



O Consultório na Rua é um equipamento da Saúde que atende pessoas em situação de vulnerabilidade em pontos fixos e móveis. É composto por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, psicólogo, assistentes sociais, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e redutores de danos.  

O foco do atendimento, segundo a Prefeitura, é fazer a adesão da saúde tanto na prevenção quanto no cuidado de doenças existentes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!