Saúde tem 300 funcionários afastados com sintomas respiratórios. (Foto ilustrativa)
Suelma Tanaka/HC Unicamp
Saúde tem 300 funcionários afastados com sintomas respiratórios. (Foto ilustrativa)


A secretaria de Saúde confirmou na tarde desta segunda-feira (10) que pelo menos 300 dos 6.075 funcionários da Secretaria de Saúde e Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar estão afastados em razão de sintomas respiratórios.

De acordo com o levantamento, o número representa cerca de 5% do quadro de trabalhadores. No entanto, para comparação, o número de afastamentos mais que dobrou em seis dias.   

Na última semana, havia 129 servidores, de diversas funções, da secretaria e da Rede Mário Gatti afastados por sintomas.  Os dados são do período de 25 de dezembro a 4 de janeiro. 

Dado este cenário, a Administração informou que "tem feito remanejamentos entre as unidades e disponibilizado horas extras para garantir o atendimento da população".

AUMENTO DE ATENDIMENTOS

Nos últimos dias , os atendimentos de sintomáticos respiratórios na Atenção Básica e nas unidades de urgência e emergência aumentaram aproximadamente 400%.

Em razão do aumento e dos afastamentos, alguns serviços estão sendo impactados, pois estão sendo priorizados os atendimentos de sintomáticos respiratórios, exames de PCR e antígeno para detecção de covid-19, os casos de urgência e emergência e a vacinação contra a covid-19.

MEDIDAS

Por conta deste aumento, algumas medidas foram tomadas pela pasta, entre elas:

- a contratação emergencial de 163 profissionais de saúde para as unidades da Rede Mário Gatti

- a assinatura de contrato com entidade sem fins lucrativos que ficará responsável pela contratação de médicos e profissionais na UPA Campo Grande.


Essa entidade começou a atuar nesta segunda-feira (10) para compor as atuais escalas de trabalho e, dia 17, assume plenamente.

Ainda hoje, as Unidades de Pronto Atendimento passaram a contar com preceptores e alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic e Unicamp (são seis professores e 24 alunos).



Também foi ampliado o valor do adicional emergencial para plantões realizados às segundas, sextas, sábados e domingos. O pagamento será feito até 31 de janeiro para os trabalhos diurnos (7h às 19h) e noturnos (19h às 7h).

Outra ação foi a reorganização dos fluxos de atendimento de sintomáticos respiratórios nos 67 centros de saúde. Desde a última semana de dezembro, todas as unidades estão atendendo esses casos em todo o período de funcionamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!