Pedidos de atestado sanitário de Campinas aumentam 12,5 vezes.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Pedidos de atestado sanitário de Campinas aumentam 12,5 vezes.


Os pedidos de atestado sanitário em Campinas aumentaram 12,5 vezes em janeiro em razaõ do alto número de casos de gripe e covid-19 no município. O documento, oferecido pela Prefeitura, serve para que infectados leves possam se ausentar do trabalho por três dias. 

Somente entre 1º e 12 de janeiro a Prefeitura já recebeu 1.903 pedidos de atestados sanitários. Aumento de 12,5 vezes se comparado a todo mês de dezembro, quando foram solicitados 152 documentos. Em relação a fevereiro do ano passado, o aumento é ainda maior, 15 vezes. 

A informação foi divulgada pela secretaria de Saúde nesta quarta-feira (13) em live oficial, que anunciou ainda o cancelamento de festas privadas de Carnaval e limitou eventos (leia mais aqui ). 

Segundo a Administração, desde o início do ano, as unidades de saúde de Campinas têm registrado grande aumento na demanda de pacientes com suspeita de covid-19 e gripe. Entretanto, segundo o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca, 99% dos pacientes procuram a unidade com sintomas gripais leves. 

"É uma tosse, um mal estar, uma dor de garganta, um nariz escorrendo, o interesse da pessoa é mais conseguir um teste. É um teste não vai trazer muita novidade neste caso. A disseminação da variante ômicron na cidade já é dada. Todos nós vamos ter em algum momento", disse Arca. 

FAIXA ETÁRIA 

Ainda de acordo com o diretor técnico, chama a atenção a faixa etária dos pacientes. "É o pessoal entre 20 e 60 anos, que trabalha e precisa de um documento. Então, a Prefeitura disponibilizou desde o início da pandemia o atestado sanitário".

O documento garante a ausência no trabalho por três dias e encaminha o possível infectado para atendimento na saúde. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas com suspeita do vírus pela cidade, já que o atestado também obriga o cidadão a permanecer em isolamento. 

VEJA OS DADOS 

Fevereiro: 126 

Março: 241 

Abril: 120 

Maio: 247 

Junho: 630 

Leia Também

Julho: 281 

Agosto: 533 

Setembro: 350 

Outubro: 171 

Novembro: 206 

Dezembro: 152 

Até 12 de janeiro: 1903 

COMO SOLICITAR 

O documento é válido para morador ou quem trabalha na cidade e pode ser solicitado por meio de autodeclaração preenchida no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario , ou então pelo serviço telefônico 160. 


Para isso, é necessária a presença de dois ou mais desses sintomas de síndrome gripal e que são compatíveis também com a covid-19: febre/sensação de febre, coriza/nariz escorrendo, tosse seca, congestão nasal/nariz entupido, dor de garganta, tosse com catarro, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar. 

Os pedidos serão direcionados a um profissional de saúde que entrará em contato por telefone com o solicitante. O trabalho será feito por uma equipe do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da pasta de Saúde. Os dados são avaliados e o atestado é enviado em até 24 horas, por um e-mail.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!