Avião pousou em Campinas na madrugada de hoje.
ALFTV/ Receita Federal
Avião pousou em Campinas na madrugada de hoje.


Aterrissou na madrugada desta quinta-feira (13), em Campinas, o avião carregando o primeiro lote com vacinas pediátricas da Pfizer, para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

A remessa, contendo 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, às 4h38 . O imunizante saiu de Amsterdam, na Holanda. 

Segundo o Ministério da Saúde, o lote já foi descarregado em Viracopos com auxílio da Receita Federal e da Polícia Federal e seguirá, em caminhão, para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, por volta das 8h. 

Em Campinas, a Prefeitura afirmou que aguarda a orientação do Estado e seguirá os grupos de vacinação anunciados pelo governo.

A secretaria de Saúde informou ainda que se as vacinas chegarem iniciará a aplicação do imunizante ainda no sábado, sendo que já existem sete unidades preparadas pra isso. 

LIBERAÇÃO

A chegada das vacinas infantis ocorre após o Governo Federal anunciar, na última quarta-feira (5), a inclusão de crianças de 5 a 11 anos de idade no plano de operacionalização de vacinação contra a covid-19. 

A liberação ocorreu 20 dias depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendar a vacinação pediátrica. 

No total, 4,3 milhões de crianças no Brasil estão aptas a tomar a vacina contra a covid-19, liberada no dia 5 pelo Ministério da Saúde. 

Leia Também

CAMPANHA

Segundo o planejamento do governo federal, a vacinação infantil vai ocorrer em ordem decrescente de idade, ou seja, vai começar com as crianças de 11 anos, com prazos seguindo até a disponibilização para crianças de 5 anos. 

Assim como na vacinação de adultos, haverá prioridade para crianças com doenças pré-existentes. O intervalo entre as doses infantis será de oito semanas, maior que o previsto na bula, de três semanas.  

Não haverá necessidade de autorização por escrito para a vacinação, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação.


Ontem (12) o governo de São Paulo anunciou o início do pré-cadastro de crianças de 5 a 11 anos para a vacinação infantil. O pré-cadastro será feito pelo sistema Vacina Já. 

Durante o anúncio, o governo ainda listou crianças com prioridades na vacinação, sendo elas crianças que tenham comorbidades, deficiência, e indígenas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!