Vacina infantil: Campinas abre agendamento a partir de hoje
Reprodução: ACidade ON
Vacina infantil: Campinas abre agendamento a partir de hoje

Os pais ou responsáveis de crianças dos 5 aos 11 anos de Campinas podem marcar a vacinação dos menores contra a covid-19 a partir das 17h desta segunda-feira (17).

Os imunizantes começam a ser aplicados a partir desta terça (18), segundo a pasta de Saúde.

Serão disponibilizadas 5 mil vagas para moradores desta faixa etária e que tenham comorbidades ou deficiência permanente, além de indígenas e quilombolas.

As crianças receberão as doses pediátricas da Pfizer, única vacina autorizada para este público no País.

Ainda de acordo com a secretaria, Campinas tem 112.275 pessoas com idade entre 5 e 11 anos e os próximos grupos de crianças a serem contemplados "serão divulgados em breve".

COMO AGENDAR


O agendamento pode ser feito pelo site vacina.campinas.sp.gov.br , pelo telefone 160, ou ainda diretamente no CS (centro de saúde) do bairro mais próximo. Os documentos necessários para que os menores recebam as doses também estão disponibilizados no site.

Como o processo é para crianças com doenças prévias ou deficiências permanentes, é preciso que os pais ou responsáveis apresentem comprovantes. De acordo com as regras definidas pelo estado de São Paulo, são válidos exames, ou qualquer prescrição médica.

Além disso, os cadastros já existentes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também poderão ser utilizados. A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Veja:

- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas
- Próteses e implantes cardíacos
- Talassemia
- Síndrome de Down
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV

OUTRAS CIDADES

O início do agendamento foi confirmado pela Prefeitura após a chegada de 5.390 doses pediátricas da Pfizer à cidade na tarde da última sexta (14). Na ocasião, outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) também tiveram acesso a lotes do imunizante. 

Leia Também

Sumaré foi a primeira a iniciar a imunização, no sábado (15) , quando 167 crianças receberam a aplicação. Heitor Capovilla, de 11 anos e com cardiopatia congênita, foi o primeiro a ser imunizado contra a covid no CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza. 


Em Americana, Artur Nogueira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, a vacinação de crianças foi iniciada nesta segunda-feira. Em Holambra e Jaguariúna o processo será iniciado nesta terça. Já em Hortolândia, a imunização contra a covid-19 começa na quarta-feira (19).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!