Carro sendo arrastado no bairro São Quirino.
Reprodução
Carro sendo arrastado no bairro São Quirino.


Campinas teve 2.118 quedas de raio no período de 4h na noite de ontem (18) . O balanço, referente ao período das 20h às 23h59, foi divulgado pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), hoje (19). 

Por hora, foram em média 529,5 raios. Isso significa, portanto, a ocorrência de 8,85 raios por minuto. Segundo o instituto, o número é considerado alto para a quantidade de horas. 

Acompanhada dos raios, a chuva forte que atingiu Campinas na noite de ontem (18) provocou transtornos na cidade. Carros foram arrastados pela força da água e pelo menos 15 casas foram alagadas. Alguns bairros também tiveram falta de energia. 

Segundo a Defesa Civil estadual, no pluviômetro do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) em Barão Geraldo, a medição chegava a quase 83 milímetros durante na madrugada.

TRANSTORNOS

O temporal resultou em queda de granizo em alguns bairros e também alagamentos em outros pontos da cidade, como ruas e até mesmo dentro de um shopping. Vídeos feitos dentro do Parque Dom Pedro Shopping mostram corredores inundados e funcionários de um loja utilizando rodo para tirar a água do local. 

Nove das ocorrências de alagamento em casas foram registradas no Núcleo Residencial Gênesis, três no Parque imperador, uma no Jardim Madalena, uma no bairro Chácara Primavera e uma no Parque São Quirino. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil municipal. 

Além dos alagamentos, a corporação foi acionada para cinco quedas de árvore, uma queda de galho de árvore e um alagamento de via pública, no Jardim Santa Mônica. 

Leia Também

REGISTROS 

Na Avenida Brasil, na altura da Rua Doutor Barros Monteiro, a enxurrada fez alguns carros pararem e seguirem pelo sentido contrário da via. Outros esperaram a chuva passar. 

No bairro Parque Imperador, assim como em outros locais, moradores flagraram queda de granizo por alguns minutos. O bairro foi um dos mais atingidos pela tempestade, e chegou a ter casas interditadas.   

No parque São Quirino, a enxurrada também foi forte e assustou moradores, com a rua virando praticamente um rio. Um vídeo mostra um carro sendo levado com a força da água, com a água chegando até quase a altura do vidro.


No bairro Três Marias, uma mulher também teve o carro arrastado pela força da chuva. Já no Parque Dom Pedro Shopping, corredores ficaram inundados e funcionários de um loja utilizando rodo para tirar a água do local. 

Em nota, a administração do shopping confirmou que algumas lojas e corredores foram impactados pelo alto volume de chuva, o que acarretou no fechamento das operações já próximo ao horário de encerramento do shopping. 

VEJA VÍDEO:


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!