Motoristas paralisam transporte público em Campinas e região
Reprodução: ACidade ON
Motoristas paralisam transporte público em Campinas e região



Motoristas de ônibus do transporte público de Campinas e região fazem uma paralisação na manhã desta quinta-feira (27) em protesto pela morte do presidente do sindicato da categoria, que foi assassinado na manhã de ontem (26).

Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), de 200 linhas da cidade, 110 estão paralisadas. Motoristas também acabaram bloqueando a Avenida João Jorge e a região do Viaduto Cury, na área central, durante no começo da manhã.

De acordo com o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas), três garagens foram paralisadas em Campinas. Com isso, cerca de 76 mil passageiros foram prejudicados. 

Para minimizar os prejuízos aos passageiros, a Emdec afirmou que conseguiu ampliar o atendimento com ônibus de outras cooperativas que não possuem ligação com o sindicato, para suprir veículos em 35 linhas principais.

MAIS PARALIZAÇÃO


Além do transporte coletivo de Campinas, linhas metropolitanas que ligam cidades da região também foram afetadas.

Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), houve registro de paralisação em 16 linhas intermunicipais da região de Campinas, que atendem principalmente os municípios de Valinhos e Vinhedo na ligação com Campinas. Segundo a empresa, representantes do sindicato impediram a saída dos ônibus no início da operação.

O Grupo SOU, também informou que "foi surpreendido nesta madrugada com uma paralisação dos motoristas nas cidades de Indaiatuba e Valinhos". A empresa lamentou o ocorrido e disse que vem buscando uma o mais breve possível.

A MORTE

A paralisação, segundo os motoristas, é uma manifestação de luto pela morte do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos de Campinas, Nilton Aparecido de Maria. Nilton foi morto a tiros na manhã de ontem (26), em frente à própria casa.

Segundo familiares, por volta das 7h um carro estacionou em frente à casa, na Rua Comandante Herculano Gracioli, no Residencial Genesis, com criminosos anunciando um assalto.



Os integrantes do carro pediram para que a esposa de Milton entrasse na casa, e em seguida ordenaram que a vítima virasse de costas. Nilton foi morto com um tiro na nuca.

A suspeita dos investigadores é que Nilton Aparecido tenha sido executado.

Ao todo, quatro pessoas foram ouvidas pela DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), nesta quarta-feira, incluindo familiares e representantes do sindicato. 

Além disso, os investigadores tiveram acesso à câmeras de segurança que mostram o carro usado pelo assassino durante a ação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!