Defesa Civil emite alerta de tempestades na região de Campinas.
Reprodução
Defesa Civil emite alerta de tempestades na região de Campinas.


A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas fortes a partir desta sexta-feira (28) na região de Campinas.

Segundo o órgão, áreas de instabilidades associadas a passagem de uma frente fria que chega no Estado de São Paulo provocarão condições para chuvas, com momento de tempestade, seguidas por raios, ventos e granizo.  

Além da região de Campinas, o alerta é válido para as regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e litoral Norte.

Como a previsão é de 200 milímetros de chuva acumulados em 72 horas, o órgão recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

"É importante que a população fique atenta, e busque abrigo em caso de temporal forte", orienta o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Vale lembrar que devido aos temporais dos últimos dias, Campinas entrou ontem (27) em estado de atenção. Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou o volume de 166,6 milímetros de chuva no período de 72 horas.

CUIDADOS

Além de procurar abrigo, em caso emergências deve ser acionada a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Como medida de prevenção, o cidadão pode também se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

FRENTE FRIA E PREVISÃO PARA PRÓXIMOS DIAS

Ontem (27) o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, já indicava a chegada de uma frente fria a partir desta sexta, com potencial para temporais.



Segundo Ana Ávila, meteorologista do Centro, a frente fria que está na região Sul do país chega ao Sudeste e deve reduzir as temperaturas máximas em até 8ºC em Campinas.

"Estamos com temperaturas muito altas nesses últimos dias. Tivemos 34º e até 35º graus. Com a frente fria a temperatura vai para uns 28º e 27º graus no fim da semana. É um declínio bastante importante, em torno de 8ºC nas temperaturas máximas. As mínimas também vão cair, mas não vamos sentir tanto. 1 ou 2ºC menores", analisou a especialista.

Ana também alertou para novas tempestades que são esperadas junto com a frente fria até domingo.

"Essa frente fria vai trazer ainda mais chuvas para a região. São esperados volumes elevados, inclusive com alto risco de alagamento", afirmou. 

De acordo com a previsão do Cepagri, são esperados volumes de 100 milímetros entre a sexta e o domingo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!