A Receita Federal paga nesta segunda-feira (31) R$ 5 milhões em lotes residuais de restituições de imposto de renda para contribuintes da região de Campinas.
A restituição será paga a quem caiu na malha fina na declaração nos últimos anos e regularizou situação
. São 4,4 mil pessoas em Campinas e mais sete cidades da região.
Além da metrópole, municípios atendidos pela Delegacia da Receita Federal são Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
COMO FUNCIONA
O pagamento das restituições será depositado diretamente na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda.
Para consultar, o contribuinte deve
acessar a página da Receita na internet
, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A Receita Federal disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e situação cadastral de inscrição no CPF.
Se, por algum motivo, o crédito não for feito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Já ara saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição entra nos lotes residuais.