Vacinação em Campinas.
Eduardo Lopes/PMC
Vacinação em Campinas.

Levantamento inédito da Prefeitura de Campinas apontou que 35,4% do público-alvo ainda não tomou a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Isso significa que 212,6 mil moradores ainda não tomaram a dose adicional do imunizante na cidade, apesar de estarem aptos.

Leia Também

De acordo com a Administração, das 600 mil pessoas que podem tomar a terceira dose da vacina, 387.349 foram até os postos de saúde para receber o imunizante.

A secretaria de Saúde alerta que apenas as duas doses, ou a dose única da vacina não são consideradas suficientes e alega que negar se vacinar é um equívoco que pode trazer riscos à saúde e também afetar outras pessoas.

"A pessoa que não se vacina tem um risco 40 vezes maior de ter uma manifestação grave da covid-19. E ela prejudica a coletividade, porque tem mais vírus no trato aéreo e transmite mais", disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, Andrea von Zuben.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A partir de quando está autorizada a dose adicional?

Por determinação do PEI (Programa Estadual de Imunizações), o intervalo para receber a dose adicional deve cumprir o período mínimo para cada tipo de imunizante que a pessoa recebeu:

- Após a 2ª Dose da vacina Coronavac-Sinovac/Butantan: aguardar 122 dias para a Dose Adicional (4 meses).

- Após a 2ª Dose da vacina Pfizer: aguardar 122 dias para a Dose Adicional (4 meses).

- Após a 2ª Dose da vacina AstraZeneca: aguardar 122 dias para a Dose Adicional (4
meses).

- Após uma Dose da vacina Janssen: aguardar 61 dias para a Dose Adicional (2 meses)

Observação: Todas as pessoas com alto grau de imunossupressão devem aguardar 28 dias independente da vacina recebida. Neste caso clique aqui para conhecer os critérios e fazer o agendamento na área do site destinada para este grupo.



Quem são as pessoas que podem agendar, neste momento, a dose adicional?


Somente a pessoa com 18 anos ou mais, que cumpre o prazo informado acima.

Como saber em qual data a pessoa pode agendar a dose adicional?

Para quem já tem o cadastro de agendamento neste site, quando informar o CPF, o sistema vai calcular automaticamente se o CPF está autorizado ou não para agendar a Dose Adicional.

Qual vacina será aplicada na dose adicional?

Por determinação do governo do estado de São Paulo, a dose adicional será com a vacina disponível recebida pelo município para esta ação e não há possibilidade de escolher.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários