Os atendimentos na Defensoria Pública da União, em Campinas, tiveram aumento de 35% em dois anos. Em 2019, antes da pandemia foram 2.366 processos instaurados. Já no último ano, em 2021, a unidade teve 3.195 processos abertos.
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A Defensoria é um serviço do governo federal que oferece apoio jurídico gratuito para quem não tem condições de pagar um advogado particular.
Segundo o balanço, entre os principais atendimentos feitos em Campinas predominam demandas relacionadas a benefícios assistenciais e previdenciários. No último ano , 80% foram relacionados ao Auxílio emergencial, disponibilizado pelo governo federal durante a pandemia.
AUMENTO
Segundo a defensora pública Shirley Monroy, a procura por defesa aumentou tanto que a unidade chegou a ter fila de espera para atendimento de até 2 meses.
"Houve vários indeferimentos e isso aumentou exponencialmente o nosso público. Porque muitas pessoas que tinham antes renda e não estavam abrangidas no nosso critério perderam toda a renda familiar", explicou.
"O serviço é feito através de uma triagem e é voltado para famílias com renda de, no máximo, R$ 2 mil. Mas, se passar um pouco, a depender da situação, vamos olhar com carinho e não vai deixar sem atendimento. Um exemplo é quando a pessoa precisa de um medicamento muito caro e ela está tendo muitos gastos com saúde. A gente leva em conta estes gastos extraordinários", disse.
VITÓRIA
A Defensoria ajudou o auxiliar de produção Diego Bertini, que perdeu mais de 90% da visão por consequência da diabetes. Ele e a irmã tentaram a aposentadoria por invalidez, mas o benefício foi negado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
"Foi tudo eles que fizeram, que correram atrás. Todas as perguntas foram respondidas com muita educação. Temos só gratidão pela Defensoria", disse a irmã Daiana Bertini.
Para Diego, o serviço foi excelente. "Não tenho do que reclamar. Foi uma 'mãe'. Eu consegui resolver minha vida pela Defensoria", disse ele.