Laboratório úmido, na Ilum Escola de Ciência (Foto: Divulgação/CNPEM)
Laboratório úmido, na Ilum Escola de Ciência (Foto: Divulgação/CNPEM)


A Ilum Escola de Ciência, do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas, divulgou nesta sexta-feira (18) a lista dos candidatos convocados para a última etapa do processo seletivo para a sua primeira turma.

Nesta fase da seleção, dos 943 estudantes inscritos , 200 estão sendo convocados para entrevistas com a comissão de avaliação da escola , com base na pontuação de suas cartas de Manifestação de Interesse e notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo a instituição, as entrevistas serão feitas individualmente, de forma remota a partir da próxima segunda-feira (21) até o dia 24 de fevereiro. A lista dos convocados pode ser consultada no site da Ilum . Os candidatos também serão informados por e-mail, com todas as instruções necessárias para participar.

O curso superior de Ciência, Tecnologia e Inovação, em nível bacharelado, é gratuito, reconhecido pelo Ministério da Educação e recebeu a nota máxima do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A escola está localizada no Parque Santa Cândida.

PROCESSO SELETIVO

Financiada pelo MEC, a escola oferece 40 vagas para a sua primeira turma, metade delas reservada a estudantes vindos da rede pública.  

A lista dos aprovados será divulgada a partir de 25 de fevereiro por e-mail enviado aos selecionados e também pelo site da Ilum. O início das atividades será em 3 de março, com a recepção dos estudantes, e no dia 7 começam as aulas do novo curso.

Todos os aprovados terão moradia, alimentação e transporte gratuitamente durante o curso e, no primeiro dia de aula, cada um dos alunos receberá um laptop de última geração já equipado com todos os programas necessários para as atividades acadêmicas.

Estudantes que comprovarem necessidade socioeconômica terão também a viagem para Campinas custeada pela Ilum.

"Nosso objetivo é dar oportunidade para que todos os estudantes com verdadeira vocação para a ciência, que sejam curiosos e tenham uma mente questionadora, possam cursar a Ilum e se dedicar à sua formação. Queremos formar uma nova geração de cientistas capazes de fazer frente às questões e desafios da atualidade", afirma Adalberto Fazzio, diretor da Ilum.

O CURSO

O curso de bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação tem duração de três anos, com aulas em período integral. A proposta da escola é oferecer um ensino diferenciado de ciência, fazendo com que o aluno pense como pesquisador desde o início, oferecendo uma sólida base teórica aliada a projetos e atividades práticas.



A grade curricular abrange as áreas de ciências da vida, ciências da matéria, linguagens matemáticas, humanidades e empreendedorismo, estimulando a troca de conhecimento e o trabalho colaborativo.  

Segundo a instituição, ao se formarem, os alunos da escola estarão aptos a trabalhar como cientistas, pesquisadores, docentes, especialistas em ciências de dados e aprendizado de máquinas, entre outros campos do conhecimento científico, em universidades, laboratórios e centros de pesquisa públicos e privados, ou ainda empreender em seus próprios negócios.

SERVIÇO
Ilum Escola de Ciência
Curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Entrevistas: 21 a 24 de fevereiro
Período de matrícula: a partir de 3 de março
Início das aulas: 7 de março
Duração do curso: três anos
Onde fica: Rua Lauro Vannucci, 1.020, Parque Santa Cândida, Campinas-SP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!