Cientistas descobrem molécula que inibe proteína relacionada ao câncer
Reprodução: ACidade ON
Cientistas descobrem molécula que inibe proteína relacionada ao câncer

Cientistas deram um passo importante na busca de um composto que pode gerar um novo tratamento contra o câncer. Uma molécula criada por pesquisadores do Brasil e Alimenta é um potente inibidor da proteína MPS1, envolvida no crescimento de tumores sólidos. O estudo tem participação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os pesquisadores elegeram como alvo a MPS1 (Monopolar Spindle Kinase 1), uma proteína quinase relacionada a vários tipos de cânceres sólidos, como os de mama, pâncreas, glioblastoma e neuroblastoma.

Os cientistas estudam esses inibidores da proteína, visando o desenvolvimento de novas terapias oncológicas.

O estudo foi publicado na última quarta-feira (16) no Journal of Medicinal Chemistry. Agora, os cientistas vão aprimorar a molécula e continuar com testes para saber como ela se comporta na inibição do crescimento de tumores sólidos em animais de laboratório e em células tumorais humanas.

COMO FUNCIONA

Segundo os pesquisadores, as quinases são proteínas que regulam cascatas de reações químicas na célula, e, por isso , são consideradas alvos importantes para o desenvolvimento de medicamentos.

A MPS1 é uma quinase que desempenha um papel crítico no controle da divisão celular. A superexpressão desta proteína tem sido associada a uma variedade de tumores sólidos, e o desenvolvimento de inibidores da MPS1 tem sido perseguido por cientistas visando o desenvolvimento de novas terapias oncológicas.

Nessa pesquisa, os cientistas testaram uma pequena molécula que se liga covalentemente à proteína da MPS1.

"De maneira geral, os compostos se ligam a proteínas alvo de forma reversível, em equilíbrio dinâmico. A modificação que fizemos no composto faz com que ele se ligue de maneira definitiva. Isso traz vantagem para o desenvolvimento de um novo medicamento, pois há um prolongamento da ação inibitória na proteína", explicou Rafael Couñago, do Centro de Química Medicinal da Unicamp (CQMED), um dos autores do estudo.

MEDICAMENTOS

De acordo com os cientistas, um aspecto importante no desenvolvimento de novos medicamentos é a forma como o composto se liga a proteína alvo . Essa característica influencia na concentração e eficácia do medicamento.

A ligação covalente - quando há compartilhamento de elétrons entre os elementos, pode garantir que não haja deslocamento da molécula em relação a seu alvo. Isso poderia levar, por exemplo, à redução na frequência de administração do medicamento pelo paciente e mitigar o surgimento de mutações na proteína-alvo.

Atualmente são conhecidos apenas oito medicamentos inibidores de quinases que se ligam de forma covalente. Outros medicamentos que estabelecem este tipo de ligação são penicilina, omeprazol, aspirina, por exemplo.