Carreta faz coletas de sangue até quinta no Largo do Rosário
Reprodução: ACidade ON
Carreta faz coletas de sangue até quinta no Largo do Rosário

Os interessados em doar sangue ao Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) podem agendar a coleta e realizar a ação em uma carreta estacionada no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. O veículo estará no local até quinta-feira (24).

Promovido com o apoio da Unicamp e da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), o mutirão itinerante da startup SAS Brasil foi idealizado para contribuir com os estoques do Hemocentro, que registra baixas quantidades de sangue atualmente.

Para doar, basta fazer o agendamento em  www.sasbrasil.org.br/hemocentro . Neste site, também é possível consultar os critérios para ser um doador. A expectativa é receber uma média de 35 doações por dia e ampliar a conscientização sobre o assunto.

"Estamos sensíveis aos baixos estoques de sangue no Hemocentro de Campinas. É muito importante este tipo de projeto, que, além da doação em si, trabalha a conscientização das pessoas sobre o tema. Uma única doação pode salvar até quatro vidas", defende o diretor comercial e marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.

QUEM PODE DOAR

É necessário ter entre 16 e 69 anos. Entre os 16 e 18 anos incompletos, é preciso estar acompanhado pelo responsável. Maiores de 60 anos não podem doar pela primeira vez.

Também é necessário que o voluntário interessado pese, no mínimo, 50 quilos e apresente documento de identidade com foto no momento de fazer a doação no local.

O PROJETO

A SAS Brasil é uma startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade do país. O projeto Hemocentro Itinerante foi iniciado em 2020 com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros. O objetivo também é fomentar a cultura de doação de sangue no país.



Na campanha de 2021, a carreta foi adaptada para que as doações fossem feitas com segurança sanitária devido à covid-19. Centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, o que beneficiou 5 mil pacientes que precisam de transfusão.

"Em 2022, 300 pessoas já fizeram a doação de sangue e 1.200 serão potencialmente beneficiadas. Já são 143 litros de sangue coletados em mais de 71 km rodadas pela carreta", informa a startup sobre a iniciativa que acontece em Campinas

SERVIÇO

Hemocentro itinerante

Data: 21 a 24 de fevereiro (segunda a quinta)
Horário: das 8h30 às 12h
Endereço: Largo do Rosário, Centro, Campinas SP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!