Campinas terá ambulatório móvel gratuito para cães e gatos (foto ilustrativa).
Fernanda Sunega/PMC
Campinas terá ambulatório móvel gratuito para cães e gatos (foto ilustrativa).


Campinas anunciou nesta quarta-feira (23) que terá duas unidades de ambulatório móvel veterinário para atendimento gratuito de cães e gatos.

A licitação para contratar as unidades no projeto "Clínica veterinária móvel para cães e gatos" será aberta entre dois a três meses, informou a Administração.

O atendimento aos cães e gatos não vai precisar de agendamento.

As unidades da Clínica Veterinária Móvel atenderão em diversas regiões da cidade e permanecerão alguns dias em cada endereço, conforme programação a ser feita pelo DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal).

As equipes veterinárias darão o diagnóstico, a receita ou o medicamento, e orientações aos donos dos animais. Segundo a secretária do Verde, Andrea Struchel, a previsão é de 24 mil atendimentos ao ano.

"Nas unidades, cães e gatos receberão o primeiro atendimento, ou emergencial. Também vamos agregar outros serviços que já oferecemos como microchipagem e vacinação. É importante ir aos locais porque muitas pessoas não têm como levar os pets a clínicas longe de casa. Temos experiências de sucesso no atendimento aos animais" explicou Andrea, que destacou também o Samu Animal e a castração, serviços já feitos pelo departamento.

IMPLANTAÇÃO

O Termo de Referência para implantação do projeto já foi elaborado pela secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do DPBEA.

O próximo passo é elaborar o edital de licitação. A deputada federal Maria Rosas destinou recursos de emenda parlamentar de R$ 1,2 milhão para a implantação do projeto.

O investimento previsto para implantação do projeto é de cerca de R$ 1,8 milhão. Além dos recursos da emenda, uma parte será da administração municipal.



A implementação do novo serviço foi acertada em reunião entre o prefeito o Dário Saadi, a deputada federal, o vereador Fernando Mendes, e a secretária interina do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Struchel.

"É uma iniciativa rápida, que poderemos colocar logo em prática. O atendimento irá até as pessoas, o que vai ajudar muito a população que tem gatos e cachorros e dificuldade para se deslocar. A proteção animal é uma política pública importante e esta questão já está bem encaminhada", disse o prefeito Dário Saadi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!