Campinas tem mês com chuva abaixo da média e calor recorde.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas tem mês com chuva abaixo da média e calor recorde.


Com 168 milímetros de chuva acumulados ao longo dos 28 dias de fevereiro, Campinas teve precipitações cerca de 30 mm abaixo da média histórica para o mês, que é de 198,3 mm. O calor, no entanto, bateu recorde (veja abaixo).

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o maior volume de chuva foi de 51,8 milímetros, índice registrado já no início do mês, no dia 2 de fevereiro.

O resultado do segundo mês do ano é bem diferente do registrado em janeiro. Nos primeiros 31 dias de 2022, Campinas acumulou 313 milímetros de chuva, superando a média histórica calculada para o mês, que é de 277,6 mm.

A chuva que cai em Campinas é medida pelo Cepagri em um único ponto no distrito de Barão Geraldo, onde está localizado a estação de captação.  

Leia Também

RECORDE DE CALOR

Após dias seguidos de chuvas em janeiro e também na primeira metade de fevereiro, o tempo estável prevaleceu no restante do segundo mês do ano.

Nos últimos 15 dias, as temperaturas começaram a subir. No dia 22, por exemplo, os termômetros marcaram 33,8ºC, recorde do mês até aquele momento.

Quatro dias depois, no entanto, no último final de semana, o índice atingido foi de 34,4ºC, a temperatura mais alta do ano até agora, segundo Cepagri.

PREVISÃO ESTENDIDA

No início do ano, a pedido do acidade on Campinas, o meteorologista do Cepagri da Unicamp, Bruno Bainy, fez o que os especialistas chamam de "previsão climática sazonal estendida" para o primeiro semestre de 2022.



Na ocasião, ele disse esperar índices elevados em fevereiro, o que se confirmou. Além disso, esperava o mesmo panorama para março e traçou a possibilidade de uma onda de calor em abril, com até 2ºC acima da média.

De modo geral, segundo Bainy, os modelos indicam um outono mais quente e seco em Campinas, especialmente em abril. A estação começa no próximo dia 20 de março, um domingo, e dura até 21 de junho, uma terça-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!