Março deste ano já é o mais quente desde 2018 em Campinas.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Março deste ano já é o mais quente desde 2018 em Campinas.


Um mapeamento realizado pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, revelou que o mês de março de 2022 já é considerado o mais quente dos últimos anos para o período. Os dados apontam que o calor bateu recorde de 2018.

Isso porquê, somente nos primeiros nove dias deste mês, a média da temperatura ficou em 33°C. Já a temperatura máxima prevista para o período é menor, de 30°C , de acordo com o Centro.

"Nós estamos sobre a influência de uma intensa massa de ar quente e seco, que impede o avanço de frentes frias e, com isso, as temperaturas ficam bastante elevadas", explicou a meteorologista do Cepari Ana Ávila.

Ainda de acordo com ela, há uma expectativa de uma frente fria, com aumento de nebulosidade, a partir de sábado (12). "Isso deve provocar um aumento de chuvas, mais generalizadas, inclusive com possibilidade de temporais. Isso diminui as temperaturas, com máximas de 28°C no fim de semana", disse (leia mais abaixo).

REFRESCO NA PISCINA

Com esse calorão, uma alternativa refrescante são as piscinas públicas de Campinas. "É geladinha, e como tá muito sol, pelo menos refresca", contou o estudante Matheus Henrique, de 10 anos. O jovem faz parte de um projeto social na Praça de Esporte Edgar Ariani.

Veja aqui como aproveitar as piscinas públicas em Campinas.

TEMPERATURA MÁXIMA MÊS DE MARÇO

2018 - 31.8º C

2019 - 30º C

2020 - 30º C

2021 - 30.8º C

2022 - 33º C



FRENTE FRIA

A frente fria esperada em Campinas vem do Sul do país. No sábado, os termômetros devem marcar mínima de 20ºC e máxima de 28°C no município, estimativa que se repete no domingo. As médias ficam na casa dos 24°C.

Em relação às chuvas, a média esperada para o fim de semana é de 20 milímetros. Esse volume é 12% do esperado para o mês de março, com pancadas isoladas.

Após o fim de semana, a frente fria deve perder força e as temperaturas voltam a subir já na segunda-feira (14).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!