A partir da próxima segunda-feira (14), a vacinação contra a covid-19 não precisará mais ser agendada em Campinas.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) durante live da Prefeitura, quando também foi informada a liberação de uso de máscaras em locais abertos a partir de amanhã (10).
De acordo com a pasta, com a mudança, os Centros de Saúde atenderão a população em demanda espontânea, na rotina das unidades, sem necessidade de marcar horário antes.
No entanto, até o dia 11 de março, 33 Centros de Saúde estão atendendo a população por meio de agendamento. Os horários para atendimento estão disponíveis no
link.
Os agendamentos já realizados também estão mantidos. Quem quiser tomar a vacina com horário marcado, ainda nesta semana, pode agendar enquanto houver vaga disponível.
Cada unidade terá um horário especial para vacinação contra a covid. A divulgação será feita em breve pela Secretaria Municipal de Saúde.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea von Zuben, ressaltou que é uma grande mudança, cuja decisão foi tomada a partir de uma experiência piloto. "Durante esta semana, algumas unidades vacinaram com agendamento e outras sem e vimos que é completamente possível fazer sem agendamento. Não houve aglomeração nem tumulto", disse
Dia D
No próximo sábado (12), Campinas fará ainda mais um Dia D de vacinação contra a covid, focado na aplicação da segunda dose do imunizante.
A secretaria de Saúde ressaltou a importância de que os munícipes completem o esquema vacinal com as três doses de vacina e evitem faltar aos horários já marcados previamente.
VACINAÇÃO EM CAMPINAS
De acordo com balanço atualizado, foram aplicadas 2.563.697 doses de vacina contra a covid-19 em Campinas.
Deste total, foram:
1ª dose:
1.032.281
2ª dose:
962.701
Dose única:
32.857
Dose adicional:
535.858