Investimentos de grande porte crescem quase 54% na RMC.
Reprodução
Investimentos de grande porte crescem quase 54% na RMC.

Os investimentos de grande porte na RMC (Região Metropolitana de Campinas) cresceram 53.48% em 2021 . O número saltou de 26, no ano anterior, para 40, segundo dados do Observatório da PUC-Campinas, que analisa o desenvolvimento econômico da região. 

Para a análise, o estudo considera apenas os grandes investimentos, como abertura de grandes empresas, ampliação de plantas e serviços de unidades já abertas. De acordo com o observatório, foram 10 empresas abertas no setor industrial e 13 no setor de serviços.

O resultado mostra uma recuperação econômica pós-pandemia. A região ocupou a segunda posição no ranking de crescimento, ficando atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo.

Em relação à Região de Rio Preto, que ocupou o terceiro lugar, a RMC ocupou um número quatro vezes maior em investimentos

De acordo com o economista da PUC-Campinas, Cristiano Monteiro, os estados têm uma influência grande sobre a economia do país, o que coloca a região como uma liderança nacional no que diz respeito aos investimentos confirmados. 

MUDANÇA DE CENÁRIO 

Os pesquisadores identificaram uma mudança no cenário da região. De acordo com eles, nos anos anteriores os investimentos focaram em pequenos negócios, como restaurantes e serviços de reparo, que agregam menor valor e renda. 

Leia Também

Já os investimentos em 2021 focaram no setor de TI (Tecnologia da Informação) e startups ligadas a tecnologia. O fenômeno acompanha a revolução digital que acontece no país, segundo o estudo. 


DEVEM CONTINUAR 

Cristiano disse que os investimentos devem continuar na RMC. "Há um investimento já confirmado no setor automotivo, e há outros investimentos anunciados. Se esses investimentos continuarem no campo da transformação digital, é provável que esses grupos continuem investindo, para que haja a transformação digital em seus negócios", declarou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!