App de transporte ganha funções acessíveis em Campinas.
Divulgação
App de transporte ganha funções acessíveis em Campinas.

Disponível desde 2015 para os usuários do transporte público de Campinas, o aplicativo Cittamobi ganhou funções acessíveis para os passageiros com deficiência visual.

A nova versão já pode ser baixada no sistema Android a partir desta quarta-feira (23). Para celulares com o sistema iOS, deve ficar pronta para ser baixada no início de abril.

O app, que já é usado para acompanhar os horários dos ônibus em tempo real e também o itinerário das linhas, vai auxiliar a mobilidade do usuário no embarque, na viagem e no desembarque, e até mesmo no deslocamento a pé até o destino.

O desenvolvedor do aplicativo, Luiz Porto, tem deficiência visual e conta que a intenção é dar autonomia ao passageiro. "Tem uma opção que se chama 'radar' que marca onde estou e dá a direção e quantos metros tenho que andar", explica ele.

COMO FUNCIONA

O Cittamobi Acessibilidade conta com assistente de voz e recebe interações pela tela ou áudio. Entre as novas funcionalidades, vai sugerir as melhores rotas de ônibus ou caminhando e emitir alertas sonoros sobre obstáculos no percurso.

Com isso, além de consulta às linhas, detalhes sobre a previsão de chegada no ponto, alerta sobre o momento de desembarque e descrição dos locais por onde o ônibus está passando, o aplicativo terá uma nova lista de funcionalidades. Veja:

- Roteirizador ("ir para" e "andar até"): indicando o local de destino, o usuário recebe sugestões de rotas de ônibus ou a pé.

- Obstáculos: permite configurar alertas sonoros para obstáculos existentes no trajeto, como buracos, lixeiras, bueiros, etc.

- Radar: indicando um endereço, o usuário é orientado pela assistente de voz sobre a direção do trajeto.

- Pontos próximos e favoritos: indica os pontos de ônibus mais próximos e permite favoritar os mais utilizados.

- Seus locais: permite ao usuário salvar locais onde passa com frequência, facilitando a autolocalização.

GESTÃO DO APP

Questionado sobre as falhas registradas no app, principalmente envolvendo os horários dos coletivos, o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinicius Riverete, disse que a entidade vai assumir a gestão.

"Nós fiscalizamos. Em alguns casos, nós assumimos a responsabilidade de preencher os dados, mesmo sendo responsabilidade das concessionárias. Peço para que continuem enviando reclamações, mas a Emdec vai assumir o sistema a partir de abril", disse.



O QUE É O CITTAMOBI

O Cittamobi foi implantado em Campinas em agosto de 2015 pelas concessionárias e a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas), com gestão da Emdec.

Ao longo de 2021, segundo dados da plataforma foram contabilizados mais de 170 mil usuários do aplicativo ativos, 9,2 milhões de acessos e 102 mil downloads somente em Campinas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!