
A Secretaria de Saúde de Campinas, no estado de São Paulo, confirmou, nesta quarta-feira (15), a terceira morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocada pelo vírus influenza. Vacina está disponível nos Centros de Saúde da cidade.
A vítima era uma mulher de 97 anos, com comorbidade, que ainda não havia se vacinado contra a gripe em 2026, e veio a óbito no dia 03 de abril.
A metrópole já contabilizou 32 casos de SRAG em 2026, segundo dados levantados pela administração municipal, sendo que a sazonalidade de doenças respiratórias acontece nos períodos de outono e inverno, entre março e agosto.
LEIA MAIS: Dengue: Saúde alerta público-alvo que não tomou a 2ª dose vacinal
Onde se vacinar?
As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis nos centros de saúde de Campinas. Segundo a prefeitura, os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades, exceto no CS Centro, que faz a vacinação na Paróquia Divino Salvador.
Clique aqui para encontrar o Centro de Saúde mais perto da sua casa.
A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B, podendo ser administrada de forma simultânea a outras vacinas do Calendário Nacional.
Como se vacinar?
Para receber as vacinas, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, ou apresentar autorização. Não é necessário agendamento.