Prédio histórico da Casa de Saúde, em Campinas
Reprodução
Prédio histórico da Casa de Saúde, em Campinas

A cidade de Campinas, em São Paulo, ganhou nesta segunda-feira (13) um novo hospital voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade da São Leopoldo Mandic foi inaugurada na Casa de Saúde, no Centro da cidade, e terá foco em cirurgias e internações de média complexidade.

Inicialmente, o hospital contará com 23 leitos, mas a previsão é ampliar a estrutura para 72 vagas nos próximos 60 a 90 dias. A expansão inclui nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete salas de centro cirúrgico.

Os primeiros pacientes devem começar a ser internados até a próxima segunda-feira (20), após a conclusão dos trâmites administrativos da Secretaria de Estado da Saúde.

Objetivo é aliviar hospitais de referência

A criação da unidade busca reduzir a pressão sobre hospitais de alta complexidade da região, como o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e o Hospital PUC-Campinas, que enfrentam frequentes episódios de superlotação.

Em junho deste ano, por exemplo, o pronto-socorro adulto da PUC-Campinas chegou a operar com 370% de ocupação, enquanto o HC da Unicamp também registrou pacientes acomodados fora dos leitos disponíveis.

Segundo o diretor de Medicina do Grupo São Leopoldo Mandic, Guilherme Succi, o hospital já está preparado para iniciar os atendimentos e aguarda apenas a autorização final da Secretaria Estadual da Saúde.

Por nós, as internações poderiam começar desde agora. A expectativa é que, no máximo até a próxima segunda-feira, os pacientes já estejam sendo recebidos. Guilherme Succi, diretor de Medicina do Grupo São Leopoldo Mandic


Atendimento será apenas por encaminhamento

O novo hospital não terá pronto-socorro nem atenderá pacientes que procurem a unidade diretamente.

Todas as internações serão feitas por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), responsável por encaminhar pacientes conforme a necessidade e a disponibilidade de vagas na rede pública.

Dessa forma, o hospital funcionará exclusivamente como unidade referenciada para casos de média complexidade.

Estrutura deve crescer

Além da expansão para 72 leitos nos próximos meses, a instituição já trabalha em um projeto ainda maior.

A proposta prevê a criação de mais 180 leitos destinados ao SUS, mas a iniciativa depende de novos investimentos e do apoio dos governos estadual, municipal e federal.

O diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic e presidente do hospital, José Luiz Cintra Junqueira, destacou que a unidade tem caráter filantrópico e que a sustentabilidade financeira será essencial para manter o atendimento.

Vera Cruz continua funcionando

Apesar da inauguração da nova unidade, o Hospital Vera Cruz seguirá operando normalmente no mesmo prédio da Casa de Saúde.

Segundo a direção da São Leopoldo Mandic, os dois hospitais terão administrações independentes. Enquanto o Vera Cruz continuará atendendo pacientes de convênios, o novo hospital será exclusivo para usuários do SUS.

A unidade também contará com equipe médica própria, formada principalmente por professores, médicos residentes e ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, marcando o primeiro hospital da instituição em Campinas.

    Compartilhar
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes