racismo
Reprodução/Instagram

Thais Cremasco e os filhos após registrarem boletim de ocorrência

Nesta sexta-feira (4), o  Colégio Visconde de Porto Seguro , de Valinhos,  desligou oito alunos , após analisarem as mensagens de um grupo de whatsapp em que o grupo disseminava  mensagens de cunho nazistas, homofóbicas, xenofóbicas e misóginas . Relembre o caso aqui .

Uma nota foi divulgada pela assessoria de imprensa do Colégio e a assessoria confirmou que 8 alunos foram desligados. Os alunos expulsos deverão procurar outros colégios.

"Reforçamos nosso repúdio veemente a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais. Nesse sentido, o Colégio aplicou aos alunos envolvidos as sanções disciplinares cabíveis nos termos do Regimento Escolar,  inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição ", em um trecho divulgado pela escola.

O caso aconteceu nesta segunda-feira (31), um dia após os resultados das eleições presidenciais. Thais Cremasco, mãe da vítima de 15 anos, denunciou o ocorrido nas redes sociais e o caso ganhou repercussão.

Leia a nota na íntegra:

"O Colégio Visconde de Porto Seguro preceitua a todos os seus alunos, há mais de 140 anos, valores éticos e de respeito ao próximo, praticados e reforçados continuamente, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Abitur, de forma a fortalecer o reconhecimento e valorização da diversidade. 

Prosseguindo com a apuração das manifestações de alunos de nosso Colégio em redes sociais no início desta semana, reiteramos nossa consternação e indignação com o conteúdo de caráter racista, antissemita e misógino de algumas dessas mensagens. 
Reforçamos nosso repúdio veemente a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais. Nesse sentido, o Colégio aplicou aos alunos envolvidos as sanções disciplinares cabíveis nos termos do Regimento Escolar, inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição. 

Considerando o atual contexto de intolerância e violência verificado em nossa sociedade, o qual se reflete nas famílias e grupos de amigos, em vista dos fatos recentes, o Colégio reforçará suas práticas antirracistas, de conscientização e respeito à diversidade, em todos os câmpus, abordando o assunto de forma ainda mais contundente em suas pautas cotidianas, com iniciativas envolvendo a comunidade escolar, inclusive com apoio de consultoria especializada, para procurar evitar a reincidência de uma situação gravíssima e inadmissível como essa. 

Reiteramos nossa solidariedade e apreço a todos que foram ofendidos e continuaremos prestando o devido acolhimento aos alunos e famílias. 
Seguiremos cumprindo a nossa missão de promover a educação e a cidadania, auxiliando nossos alunos no desenvolvimento da empatia e respeito ao outro, para a promoção de uma cultura de paz e tolerância mútua. 

Contamos com o apoio muito próximo das famílias e dos alunos nessa caminhada, inclusive com o uso consciente das mídias sociais."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!