INPI impõe elevados critérios técnicos para aprovação de pedidos
Foto: Adriano Rosa/ Sanasa
INPI impõe elevados critérios técnicos para aprovação de pedidos

A Sanasa tornou-se a primeira empresa municipal de saneamento do Brasil a obter uma patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial ( INPI), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Considerado um dos mais rigorosos registradores de patentes do mundo, o INPI impõe elevados critérios técnicos para aprovação de pedidos.

O objeto da patente é uma caixa protetora de hidrômetro desenvolvida por engenheiros da própria Sanasa. O registro foi concedido na categoria Modelo de Utilidade (MU), que protege inovações aplicadas a invenções já existentes, oferecendo melhorias técnicas e funcionais.

Modelo torna-se referência no setor de saneamento

“Os técnicos da Sanasa desenvolveram dispositivos que aperfeiçoaram os modelos de caixas existentes no mercado e esse equipamento nosso, com soluções técnicas e melhorias funcionais, tornaram-se referência para as empresas de saneamento do país”, afirma o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

Obter uma patente é um diferencial competitivo importante, pois representa o reconhecimento da originalidade e da relevância tecnológica de um produto ou processo.


No caso da Sanasa, a conquista reafirma o papel estratégico da inovação na gestão da empresa e destaca o comprometimento de sua equipe técnica.

“Entendo que essa patente representa o reconhecimento da qualidade e do pioneirismo do corpo técnico da Sanasa”, avalia Maurício André Garcia, coordenador do setor de Micromedição e Pesquisas de Tecnologias da companhia, que acompanhou todo o processo junto ao INPI.

A nova caixa de hidrômetro poderá ser produzida em escala industrial, mas a patente garante à Sanasa o direito de impedir a produção, comercialização ou uso por terceiros sem autorização. A validade do Modelo de Utilidade é de 15 anos, com exclusividade assegurada por pelo menos 7 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!